Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sábado, agosto 21, 2010

Belo hospital, hein governador!








A Organização Mundial da Saúde calcula que cada R$ 1,00 investido em saneamento básico gera uma economia de R$ 4,00 em despesas com saúde. Mesmo assim vemos todos os candidatos à presidência defendendo novos postos de saúde, hospitais e nenhuma saliva gasta para garantir investimentos em saneamento.

Nem mesmo a Marina fala sobre o assunto dedicando-se à generalidades como economia sustentável e preservação do meio ambiente. Nem uma palavra sobre preservação do ser humano proporcionando-lhe condições mínimas de higiene e saúde.

Ontem o IBGE divulgou um levantamento deplorável sobre o Brasil: em 2008 45% dos municípios do país ainda não tinham rede de esgoto, 54% dos domicílios. E somente 29% dos municípios tem tratamento de esgoto. 70% despejam seus dejetos em rios, mar ou a céu aberto mesmo!

Divulgados os dados, agora, certamente, os candidatos mais oportunistas vão abordar o tema.

Tempos atrás escrevi aqui nos “Meusditos” que todo governante deveria ser proibido de executar quaisquer obras se seu estado ou município não tivesse 100% das residências com saneamento básico. Excetuadas, lógico, as emergenciais.

Aqui em Pernambuco o governador Eduardo Campos, candidato à reeleição, tem orgasmos quando fala nos hospitais que construiu como o ‘Hospital Miguel Arraes” da foto e os que vai construir quando mais da metade dos municípios de seu estado não tem esgotamento sanitário e dos que tem, 50% despejam seus esgotos nos rios.

Pior, os hospitais existentes estão, na sua maioria, por todo estado, em péssimas condições. Sem falar no próprio sistema de saúde com médicos mal remunerados, descontes e muitas vezes relapsos.

Para continuar em Pernambuco, um único candidato a governador, Sergio Xavier do PV, citou saneamento básico como sua prioridade na saúde! Político novato, começou bem.

Em outubro lembre-se destes fatos e escolha um candidato que tenha como prioridade o saneamento básico e não arenas para a copa do mundo de futebol!