Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, junho 28, 2010

É a emoção, estúpido!

Há algumas semanas disse que se o Serra fosse candidato já havia perdido a eleição para presidente. Por sua indefinição.

Agora, ainda indeciso, ele mesmo dará o golpe final nas suas chances se aceitar como vice o senador pelo Paraná, Álvaro Dias.

Sempre imaginei que o Serra fosse inteligente e tivesse um mínimo de sensibilidade política. Afinal já se elegeu prefeito e governador de São Paulo, deputado federal, já foi ministro e o esquimbáu.

Tem-se revelado incapaz de perceber que esta eleição não é da racionalidade, mas da emoção.

Como ele mesmo disse, Lula está acima do bem e do mal. No nordeste é um novo “Padim Ciço”, um salvador, um herói, um quase santo. Para se contrapor a ele precisa de alguém com carisma e de reconhecimento nacional, de preferência um nordestino que é onde Lula dá de goleada.

Infelizmente para o PSDB acho que esse personagem não existe nem no próprio partido nem no DEM que nem sei mais se é um partido de peso, mas que está querendo colocar banca exigindo a vice na chapa. Só para aparecer na campanha.

A dificuldade das oposições no Nordeste é tamanha que em Pernambuco Jarbas Vasconcelos, ex-governador, não consegue arrumar candidato para a segunda vaga de senador abandonada pelo mau caráter do Sérgio Guerra que não é de embarcar em desafios e preferiu encostar-se numa candidatura a deputado federal.

Quem sabe mais tarde se encoste no Eduardo Campos governador de Pernambuco que disputará a reeleição.

No Ceará Tasso Jereissati rompeu sua aliança de décadas com o grupo do Ciro Gomes para conseguir se candidatar à reeleição ao senado. Na Bahia a oposição deixou de existir.

Resumo da ópera: você já viu algum político vencedor ter dificuldade para fechar sua chapa?

Nem eu.

PS: Hoje, 30 de junho, leio que o Serra fechou a vice com um tal de Índio da Costa do DEM do Rio de Janeiro. Aí já virou galhofa!