Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, julho 09, 2010

O Grupo dos Independentes

Sou daqueles semi-analfabetos generalistas, sei muito pouco sobre vários temas.

Esta semana fui presenteado com o livro “O Grupo dos Independentes – Arte moderna no Recife – 1930” pela autora Nise de Souza Rodrigues esposa de Augusto Rodrigues. Ambos dirigem a ótima Rodrigues Galeria de Artes.

Augusto é sobrinho de Augusto Borges Rodrigues, desenhista, educador, caricaturista, jornalista e pintor. Se não bastasse foi o fundador da primeira Escolinha de Arte do Brasil no Rio de Janeiro em 1948 e um dos formadores dos Independentes.

Junto com ele desenhistas, caricaturistas, pintores como Danilo Ramires, Eliezer Xavier, Francisco Lauria, Hélio Feijó e escultores como Bibiano Silva e Carlos Hollanda entre outros.

Confesso que fiquei ao mesmo tempo perdido e maravilhado. Perdido por não dominar o tema e maravilhado por dele ter tomado conhecimento por uma plena e verdadeira mini enciclopédia de artistas, contextos, passado e presente.

Bastante didática, Nise, com pinceladas rápidas e marcantes, divide a apresentação em capítulos desde como era o Recife na década de 1930, como se formaram os independentes, onze biografias dos personagens principais e dos precursores Vicente do Rego Monteiro, Cícero Dias e Lula Cardoso Ayres.

Chama atenção a influência de Paris onde a maioria pelo menos estudou e o apego ao Recife. "Eu vi o mundo, ele começava no Recife" como disse e pintou Cícero Dias. Para Vicente do Rego Monteiro "só existem duas cidades, Recife e Paris"mas sem deixar de ser "o chefe selvagem que deixava a floresta verde chegando incógnito a Paris, mas sempre retornando à sua casa, à sua oca."

Leia O Grupo dos Independentes. Vale a pena.