Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, março 24, 2006

A sirigaita do PT e o deputado de cueca





Em 23 de março de 2006 o escracho do Congresso Nacional chegou ao seu ápice com a deputada Ângela Guadagnin do PT de SP saltitando entre as poltronas no meio do plenário da Casa, agitando os braços e rebolando sua triste silhueta numa espécie de dança da pizzazinha comemorando a absolvição de seu colega João Magno do PT de MG.
Somos todos testemunhas, saiu em todos os jornais.

Por muito menos houve a primeira cassação da história do Brasil em 1949.

Edmundo Barreto Pinto foi eleito deputado pelo PTB no Rio de Janeiro. Teve pouquíssimos votos, mas foi eleito por ser um dos suplentes de Getúlio Vargas. Nas eleições de 1946, Vargas foi eleito deputado em 10 estados e senador em dois.

Barreto Pinto era um bon vivant, casado com mulher rica no Rio de Janeiro e almejava a fama, ficar conhecido em todo o Brasil. Para isso, ele procurou a dupla de repórteres David Nasser e Jean Manzon que marcaram época no jornalismo brasileiro, com reportagens que fizeram da revista O Cruzeiro um sucesso editorial. A reportagem seria algo simples: apresentar um deputado que circulava com desenvoltura pela alta sociedade carioca.

Para criar um clima de glamour, os jornalistas sugeriram que o deputado posasse de casaca, o que foi prontamente aceito. Mas David Nasser também fez uma outra sugestão a Barreto Pinto. Como estava um dia de muito calor no Rio de Janeiro, o repórter e o fotógrafo sugeriram “nós só vamos fotografar o senhor no plano americano, da cintura pra cima. Se quiser não precisa vestir a calça não, está muito calor “.

Ingenuamente, o Barreto Pinto aceitou. Nasser e Manzon queriam mesmo uma coisa ridícula e fotografaram o Barreto Pinto de casaca da cintura pra cima, com gravatinha branca e tudo, mas de cueca.

A revista, é claro, fez um sucesso estrondoso. Várias edições extras foram rodadas e o assunto chegou à Câmara.

Com a justificativa de ter cometido uma ofensa ao decoro, Edmundo Barreto Pinto foi o primeiro deputado brasileiro a ser cassado em 27 de maio de 1949.

Convenhamos que em matéria de decoro e compostura, frente à dragona rebolativa do PT, sou mais a dignidade do deputado de cueca.

3 Comments:

Blogger flavia said...

to vendo que já aprendeu direitinho a colocar fotos nas postagens e perfil!
tá ótimo, Tio!

3:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Triste silhueta. Está é a melhor definição

2:11 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois, na minha opinião, depois de tudo que temos visto e ouvido naquelas bandas, a dança da pizzinha em nada me espantou. Era o vídeoclip de fundo mais adequado que se podia ter. De fundo largo, até.

5:35 PM  

Postar um comentário

<< Home