Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

domingo, agosto 29, 2010

Você, turista, que praia escolheria?



Pois é, a da esquerda é Pipa no Rio Grande do Norte que vive do turismo. A da direita é Piedade em Jaboatão dos Guararapes o segundo orçamento do estado de Pernambuco atrás somente de Recife. Mas é um município pobre que não pode se dar ao luxo de dispensar a receita do turismo.

Pior, esse trecho da praia é entre dois dos melhores hoteis do estado o Dorisol e o Golden Beach. Belo cartão postal!

O maior patrimônio das cidades litorâneas no Brasil é sem dúvida seu litoral. Toda a costa brasileira é de uma beleza enorme. Porque, então, alguns no poder público consideram qualquer melhoria ou obra necessária despesa e não investimento?

As praias de Jaboatão são iguais ou mais bonitas que Boa Viagem. Mas há anos, como uma maldição, a cidade é administrada por prefeitos sem nenhuma visão. Perdem milhões com turistas que para cá não vem.

Há tempos que o mar por sua natureza e por obras mal realizadas vem avançando sobre a praia. É um problema? É. Mas com um pouco de imaginação e competência pode se transformar numa oportunidade de, ao invés de acabar com a praia e emporcalhá-la com metralha, embelezá-la e torná-la atrativa para os turistas do Brasil e do mundo.

Se o tal de enrocamento, jogar pedras enormes na praia para proteger seus limites, for indispensável porque não fazê-lo e sobre ele criar um deck para instalação de quiosques de comidas e bebidas, higiênicos para substituir as “barracas” que hoje prestam esse serviço sem nenhuma higiene?

Sem esquecer de construir banheiros públicos para atender à população que em caso de aperto recorre aos muros ou ao mar mesmo.

A resposta de sempre de que não há verba para tal obra pode ser contornada com uma parceria público/privada. A iniciativa privada constroi o deck e sua infraestrutura e pode explorar o comércio dos quiosques contratando, sempre que possível, os barraqueiros de hoje.

Cheguei a propor uma apresentação da idéia a dois secretártios do município que não deram nenhuma atenção.

Engraçado é que aqui mesmo em Barra de Jangada os grupos Odebrecht e Brennand lançaram um mega empreendimento imobiliário de R$ 1,2 bilhão em paraceria com o governo do estado. Construiram uma ponte de Barra à Praia do Paiva e uma estrada de acesso ao empreendimento e às praias do sul. Em contrapartida cobrarão pedágio de quem utilizar a estrada por 30 anos.

Pois é, ricos não jogam dinheiro fora. Com imaginação multiplicam suas fortunas.

Tudo é possível desde que se tenha um pouco de visão e se saia da modorrice da burocracia dos gabinetes. O que não podemos é esculhambar nossas praias, perder receita com o turismo e jogar nossa moral para baixo de 4º mundo.

1 Comments:

Blogger nonato cabeleireiro said...

a luta continua companheiro em defesa do meio ambiente, saúde,educação e dos menos favorecidos...

6:59 AM  

Postar um comentário

<< Home