Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

domingo, março 26, 2006

Happy Hour


Wainer, um amigo de happy hour, num momento de clarividência teve um insight digno de um verdadeiro, genuíno e glorioso papo de botequim.
Tomado pelo momento político atual lançou uma idéia rara de difícil diferenciação entre a seriedade e a galhofa. Assim como um discurso do Lula ou uma defesa do Palocci.

Subiu na mesa e de pé, para nosso espanto, recitou:

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.

Parou, baixou à cadeira e como numa confidência murmurou entre dentes:

“Vamos ter que discordar, veementemente, do Rui Barbosa.

De tanto ver triunfar a ladroagem de juizes, políticos e empresários não vamos ter vergonha de ser honestos, vamos perder a vergonha de ser desonestos.

Vamos nos indignar com os milhões da Universal do Reino de Deus, com aposentadorias de mais de R$ 50 mil, com cuecas endinheiradas, e nós sem nem um dízimo mínimo!

Queremos a direção de arte das campanhas de propaganda de Dudas e Valerios. De “toda” a arte, inclusive a não contabilizada. Queremos o gerenciamento dos dutos, a chave do cofre, as senhas das contas dos paraísos fiscais.

Queremos poder olhar de igual para igual, olho no olho, para o Lula, Lulinha, Jobim, Sarney, o Severino Cavalcanti, o Maluf, o Zé Dirceu, o Pedro Corrêa, Marta Suplicy, Favre, Robertos Jefferson e Brant, et caterva, encher os pulmões e gritar: queremos nos escrachar mamando nas tetas da Viúva, nos saciar, nos locupletar! Queremos nossa teta!”

A essas alturas o bar em delírio apoiava com gritos de “já ganhou!”, “viva o trambique!”, “Wainer presidente!” e Wainer arrematou:

“Para isso estou criando, aqui e agora, o MSTeta, o Movimento dos Sem Teta que lutará incessantemente para que todos os seus membros, sem exceção, sejam aquinhoados com salários milionários para não trabalhar, aposentadorias idem e toda sorte de negócios escusos porém lucrativos e imunes à fiscalização e tocos dos órgãos públicos, policias e que tais.

É condição indispensável para se filiar ao MSTeta caráter probo e íntegro e comportamento sem mácula. Após a filiação ao Movimento os que persistirem nas condições anteriores de honestidade e retidão, e perderem qualquer oportunidade de achaque ao bem público, por menor que seja, serão sumariamente expulsos por inadequação ao espírito da causa.”

Voltou a sentar-se, sob aplausos, mais não disse nem foi perguntado. Ainda tomamos a saideira.

Fica a sugestão.