Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, janeiro 04, 2011

Ops, ai, ui! Ih caraca!

A imagem fala por si. Este é o destino dos incautos que querem passear pela praia de Piedade. Com a maré um pouco cheia a metralha, submersa, é uma verdadeira armadilha.

Já entrei em contato com o Ministério Público e com o secretário de Serviços Urbanos e Habitação de Jaboatão dos Guararapes. Bem que tiveram boa vontade e tentaram resolver o problema.

Acontece que as marés trazem areia e levam areia dependendo das luas, ventos, correntezas e sei lá o que mais. Com relação às fases da lua penso que nas marés de quarto, as marés mortas, a possibilidade de trazer areia é maior e daí não adianta vir com máquinas para tirar as pedras, pois elas ficam encobertas.

Nas marés de lua cheia e nova a possibilidade da maré levar areia é maior e as pedras ficam todas expostas, mas depende, também, dos outros fatores. Mas essas marés secas facilitam a operação das máquinas. Precisa haver uma coincidência de fatores e a disponibilidade das máquinas. Entendo que é difícil.

O município não pode deixar uma máquina de plantão para resolver um caso pontual, mas a boa vontade e simpatia do secretário e de seus colaboradores não são suficientes para um trabalho eficaz. Foi o que aconteceu. Na primeira tentativa, perderam a boa maré e só retiraram as poucas pedras aparentes.

Sugiro que orientem um dos garis que fazem limpeza diária da praia a monitorar as marés e a exposição das pedras e informar, diariamente, o setor responsável. Assim a máquina e a retirada da metralha podem ser programadas com mais precisão.

Por enquanto o problema continua. Vou torcer para na próxima tentativa acertarem a boa hora.

Até lá, ops, cuidado!

PS: Foto enviada para os “Meusditos” pela arquiteta Eneida da Rosa Borges