Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, abril 13, 2006

Conselho Marítimo

A caminhada na praia pela manhã não só é muito agradável como reserva boas surpresas.

Nesta época de água mais quente é comum se observar cardumes de sardinhas, botos, camurins e camurupins. O mar fica repleto de pequenas jangadas e catraias com pescadores ganhando o dia. Pescam muita bicuda, peixe de carne branca e bem macia. Já comprei algumas na beira mar que foram direto do mar para o forno. O preço é assustador variando entre R$ 2,00 e R$3,00 o quilo.

Pombos em revoadas o que, apesar da graça, não me agrada a companhia. Outro dia vi pousado na areia um grande e belíssimo gavião. Comia um resto de peixe para sorte das pombas e minha frustração.

Mas o animal mais surpreendente continua sendo o homem. Tem de todos os tamanhos, tipos, cores e credos. Só não tem um tipo, mulher bonita. A impressão que tenho é que aqui em Jaboatão dos Guararapes tem uma lei municipal proibindo o acesso à praia às bonitas, ou mesmo às razoáveis. E pior não multam as dragonas que desfilam seus corpanzis à céu aberto. Nada mais feio que madame de fio dental. Fio, não, faixa porque o fio sumiria por suas reentrâncias.

Após a caminhada os espécimes amigos vão se reunindo no sagrado banho de mar. É o famoso Conselho Marítimo apelido cunhado por aqueles que sempre atrasados para o trabalho se justificam dizendo terem ficado presos no Conselho o que além de emprestar uma certa importância ao delinqüente lhe protege de qualquer reprovação. Os conselheiros são de variadas atividades e profissões: empresários, consultores, comerciantes, fazendeiros, jornalistas, políticos, todos com uma indisfarçável tendência ao mais descarado e prazeroso ócio.

O Conselho é formado somente por seres do sexo masculino e se reúne entre 6h e 7h da manhã. Quando a mais recente cagada do Lula e asseclas requer, estica-se o prazo por mais dez ou quinze minutos até que não sobre ministro sem ofensa grave.

Ao lado do Conselho, em outro círculo, à distância segura, reúne-se o Jardim da Menopausa que como o nome indica trata-se de um cardume de peixes-boi fêmeas, protegidas da extinção por sua própria aparência que lhes garante não serem comidas por ninguém, mesmo de outra espécie.

Mas ontem a surpresa foi geral.

Juntou-se ao Conselho ninguém menos do que Herodes. É, ele mesmo o rei da Judéia. Justamente agora na semana santa veio nos cumprimentar porque estava de partida para Israel. Vai visitar o filho, o filho dele lógico.

Germano Haiut se define artista de dia e ator à noite. Judeu, bom papo, simpaticíssimo, de dia é comerciante dono das lojas Spelunka. À noite, ator, já foi Herodes na encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém a 180 km de Recife.

Boa Páscoa!

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sensacional. Antes ser atacado por tubarões que por um cardume como o Jardim da Menopausa

8:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se vocês do Conselho soubessem o que o Jardim da Menopausa usa de assunto pra preencher, com o mesmo negro prazer, o seu tempo de ócio, seriam menos arrogantes. E... só por curiosidade, já foram atacados por algum membro do Jardim? Pois é, nem ao menos por tubarões. A rejeição pela velhice é a rejeição por nós mesmos. A troca de alvo é tão somente defensiva.

}Quanto ao Haiut, concordo inteiramente, é uma PESSOA maravilhosa, exceto quando Herodes, que certamente encena durante todo conselho.

7:59 AM  
Blogger meusditos said...

Este texto “Conselho Marítimo” mexeu com o humor de um anônimo! Nunca me senti tão importante. Afinal pensava que só os poderosos recebiam comentários apócrifos.
Em agradecimento pela atenção, vou adiantar em primeira mão, ao anônimo, o que corre a boca pequena no Jardim da Menopausa: nos chamam Bloco da Rolha Murcha. Com um apelido desses seria muito estranho que nos atacassem. Mas não é que já atacaram? Deve ser pelo prazer de fazer o bem, de ressuscitar os mortos Como se sabe a maioria dos que cultivam o divino e prazeroso ócio são otimistas e curtem sempre um extremado bom humor principalmente para começar bem o dia. Não é o meu caso. Além de arrogante sou refratário a qualquer aproximação de barangas.

9:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Caro(a) Anônimo(a):
O senso de humor é uma qualidade que quem possui usa para se divertir inclusive com as próprias mazelas e talvez com a própria velhice (que não chega a ser uma mazela).Brincar com sua velhice e com a dos outros é a melhor maneira de encará-la e nunca de negá-la.
Talvez Vossa Excelência prefira ficar criticando o bom (senso) de humor alheio e tentando convencer aos outros que legal é ser velho e mal humorado.
Tomara que um tubarão engula todo o Conselho Marítimo, assim Vosa Excelência poderá continuar sua trajetória de dias cinzentos até o final de sua velhice.
Ainda não sou tão antigo assim mas não participo do Conselho por uma razão muito mais triste. Moro em São Paulo, não tenho mar nem ócio pois meu tempo "livre" perco no trânsito, me divertindo com minha desgraça. E com a dos outros.
Feliz Páscoa e boa reposição de hormônios

12:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Use sinônimo, antônimo mas não anônimo.

Ah não!-nimo.

1:02 PM  
Blogger meusditos said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

7:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sr. Blogger. Se você soubesse que a excremêntica anônima sou eu, tenho certeza que lhe viria a certeza de que estava às gargalhadas e que a resposta tinha o mesmo humor 'alfinetal' que sempre nos aproximou.

Duda. Tentei fazer reposição, mas fiquei tendo micro-embolias cerebrais, com cegueiras súbitas e rápidas, que me incomodavam muito. Desculpe, não é consulta, apenas informaçã. Mas, apesar de baranga, de velha e do que quiser que um anônimo deva ser, sinto-me ótima e, infelizmente, não tenho tido tempo de ir à praia pra curtir com a cara dos outros. (Também adoro fazer isso). Meu sinônmo é vida, meu antônimo é agressividade e NÃO SOU MAIS ANÔMINA.

Anamaria da Rosa Borges.

11:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

8:53 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

6:19 AM  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

12:28 AM  

Postar um comentário

<< Home