Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, outubro 31, 2006

Coitadinhos, mas espertos!


Não sei porque hoje me veio à lembrança o livro do Emil Farhat, escrito em 1966, “O país dos coitadinhos”.

Penso que foi porque notei que apesar de coitadinhos somos espertos, muito espertos. Basta nos observar no trânsito, por exemplo.

Fechamos o companheiro, vamos na contramão, fazemos fila dupla, tripla, estacionamos em frente a garagens, em cima da calçada, furamos sinal fechado, trancamos cruzamentos e xingamos como ninguém. O trânsito vira um caos, engarrafamentos monstros, tudo pára, perdemos o hora, a escola, o médico, o trabalho, mas ficamos felizes por passar o outro para trás. Afinal, somos espertos.

No boteco imploramos um chorinho na dose, no supermercado ficamos na fila reservando o lugar enquanto nossa mulher termina as compras, lavamos nosso carro e nossa calçada em pleno racionamento de água, porque somos espertos. Fazemos “macaco” para não pagar energia e abusamos de nosso ar condicionado, refastelados como os reis do mundo! Até a próxima queda de energia.

Construimos a beira mar e despejamos nele nossos esgotos. Afinal não frequentamos a nossa praia, só as mais chics longe daqui. Só que lá também tem espertos e nos chafurdamos no esgoto deles!

Para morar perto do trabalho montamos casinhas sobre palafitas na beira do mar. Sabemos que em agosto com as marés altas e ventos fortes nossa casa vai de roldão. Mas somos espertos. Quando perdemos tudo choramos na frente das câmaras de TV na reportagem expondo nossa pobreza, pressionamos o prefeito, apelamos para os movimentos populares até que nos joguem num depósito qualquer com outras centenas de espertos.

Adoramos morar beira rio ou beira canal perto de tudo, mesmo não tendo nada. Espertos fazemos das águas nosso esgoto, com nosso lixo entupimos os canais, as boca de lobos, as galerias com sacos e garrafas plásticas, restos de mobília quebrada, animais mortos e até carcaças de carros depenados.

Quando chegam as chuvas as águas nos devolvem em dobro o lixo que acumulamos. Urina de rato, mosquitos, filariose, leptospirose, dengue, hepatite. Mas moramos perto de tudo, mesmo não tendo nada. Somos espertos.

E mais ainda! De quatro em quatro anos votamos para presidente!

1 Comments:

Blogger Santa said...

Deus meu!!! Conheço esse lugar...
Bjs

6:01 PM  

Postar um comentário

<< Home