Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, outubro 06, 2006

Itu? Não, Santa Cruz do Capibaribe!



320 mil m² de área total.
80 mil m² de área coberta, maior que a do Anhembi em São Paulo.
6.208 boxes de feira e 528 lojas.
Quatro praças de alimentação com 28 restaurantes e 116 lanchonetes.
Setor bancário, postos de saúde, segurança e informações.
Oito conjuntos de sanitários com 179 gabinetes.
Estacionamento para mais de 3.000 veículos.
Dormitórios com dois mil leitos.
Área de show para 50.000 pessoas.
Investimentos de R$ 60 milhões.

Este é o complexo comercial Moda Center Santa Cruz construído em 65 hectares ao lado da cidade de Santa Cruz do Capibaribe a 180km do Recife, que com Toritama e Caruaru formam o destacado circuito das confecções em Pernambuco.

Será inaugurado a partir de 7 de outubro com uma semana de shows de grupos como Banda Calypso, Paralamas do Sucesso, culminando com Zezé di Camargo e Luciano no dia 15.

Abrigará a feira por onde passam diariamente 15 mil compradores atacadistas de todo o país. Em média 400 ônibus chegam na cidade por dia.

Tudo começou no fim dos anos 60 do século passado com uma pequena feira da sulanca, palavra que para uns vem da união de helanca (malha vinda do Sul do País) e sul.

Outros dão como origem uma designação depreciativa dada ao produto na época, algo como sucata.

Coberta ou roupa feita pelo povo com pedaços de retalhos. Era coisa mal acabada, de carregação mesmo, feita numa sociedade, então, muito pobre. Assim, é provável que o su de sulanca tenha vindo de sucata assim como o lanca, de helanca.

A sulanca passou de simples cobertas e roupas populares para confecção de qualidade.

A atividade cresceu e, hoje, sulanca significa, por extensão, todos os tecidos e confecções fabricados ou comercializados na região de Santa Cruz do Capibaribe.

Destaca-se pela informalidade , por suas vendas no atacado e por seus preços reduzidos.

É moda copiada da TV, da novela das oito ou de uma revista. Se o modelito de uma atriz ou ator faz sucesso, pode contar, na semana seguinte, estará nas bancas da feira de Santa Cruz!