Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, setembro 28, 2006

Final de campeonato


Estádio lotado. Final do campeonato brasileiro. Os times já em campo depois de uma longa temporada, cheia de incidentes.

De um lado os Colibris, time de primeira, juntos há muito tempo, mas com arestas a aparar. O técnico não conta com o apoio unânime da cartolagem e agregados.

De outro os favoritos, Pintassilgos, time remendado por expulsões de seus maiores craques substituídos por outros de quinta categoria que perto da final, ainda por cima, foram pegos querendo subornar o juiz.

Vão jogar desfalcados e sob as mais terríveis suspeições de terem roubado a bola.

As torcidas, como era de se esperar, agitadas bradam palavras de ordem, agitam bandeiras, pululam como caranguejos em caldeirão fervendo, comemoram por antecipação.

De repente e surpreendentemente o técnico dos Colibris pega um megafone vira-se para sua torcida e começa um discurso repetitivo relatando sua vida pregressa, honrada, de técnico eficiente na sua saudosa Pindamonhangaba. Foi uma tremenda ducha de incompetência e água fria!

Tentam ainda uma ligeira animação, mal produzida, aos gritos sem graça de “prorrogação, prorrogação!”, mas, penso eu, já era tarde.

A turba dos Pintassilgos, já em olas, competentemente assessorada pelo conselheiro Duda, de triste memória, é pura emoção com seu técnico dando ares de mocinho alegre, honesto, livre e solto, recitando Gilberto Freyre, de mãos dadas com o povo e com sua inseparável mulher.

Engraçado que ao contrário do perspicaz pássaro, a onipresente papagaia de pirata entra muda e sai calada. Mas, orna, compõe o layout.

A comemoração é tamanha que até alguns torcedores dos Colibris, mesmo sem perceber, já dançam emocionados juntos com o adversário. “Bicampeão, bicampeão”!

A única chance do Colibri é que a fuga de campo do Pintassilgo no final leve o jogo para a prorrogação. Acho difícil.

Chamou minha atenção o técnico dos pintassilgos declamar trecho do poema “O outro Brasil que vem aí” de Gilberto Freyre e não ter dado o crédito ao autor. Se deu, me escapou, eu não vi.

Só faltava esta para seu currículo, roubar poemas.

Que o domingo nos seja leve e, pelo menos, ensolarado!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Alea jacta est. Quem assistiu ao debate não vota no Lula. Não pelo ex-Alckmin, atual Geraldo, mas pelos outros. A Heloísa Helena mostou com clareza e equilíbrio,raramente presentes à apresentações da mesma, que o PT traiu a todos os que acreditavam nos ideais. Roubou e deixou roubar.Manipulou, comprou, vendeu, trocou e acabou com a esperança não de um Brasil melhor, mas de um Brasil Honesto. Expulsou muitos membros, inclusive fundadores do PT, simplesmente por continuarem a defender os mesmos ideais de sempre.
O Cristovam Buarque , demitido por telefone, implorou por votos a qualquer candidato que não o Lula. Simplesmente para que o povo brasileiro não assine embaixo da impunidade. Ele torce pelo segundo turno, não por ele. Este é um gesto desesperado de um senhor que lutou toda a sua vida ao lado do PT e decepcionou-se de tal maneira que implora que o povo enxergue o óbvio.
Já não tenho esperanças que o Lula perca. Só quero que não ganhe no primeiro turno. Quero que ele entenda que nós estamos de olho.
Bom domingo.

7:43 PM  

Postar um comentário

<< Home