Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, setembro 21, 2006

Um cavalheiro, este Aldo Rebelo

Dia sete de setembro escrevi ao deputado Aldo Rebelo solicitando a relação dos funcionários lotados em cargos de natureza especial e seus respectivos deputados padrinhos, relação esta que havia prometido publicar.

Esses cargos, conhecidos como CNEs, são mais uma excrescência do despudorado trato dos políticos com o nosso dinheiro. Contratam parentes e afilhados que recebem de R$ 1,5 mil a R$ 8,2 mil para sequer trabalharem.

A relação é segredo guardado a sete chaves na Câmara. Até hoje nem a imprensa (leia matéria da Veja desta semana) nem o Ministério Público a conseguiram. Como sou otimista resolvi solicitá-la também. Passados doze dias, sem resposta, insisti na solicitação.

Desta vez fui atendido. Vejam a resposta que ilustra este dito.

Vejam que primor de texto, simpático, gentil. “Alfredo boa tarde”. Sem vírgula. Alfredo, escrito assim, parece amigo, mas com o "boa tarde" em seguida marca uma certa distância, um limite, que não se confunda com a intimidade de um oi, tudo bem, olá, nem mesmo um prezado ou caro. Não, só Alfredo boa tarde. Simpático, mas sem intimidades.

Sei que o texto não é dele, mas de sua equipe. Mesmo assim o deputado conseguiu imprimir em sua turma um estilo que certamente é o seu. Delicado, respeitoso, afinal o estilo é o homem. Sua figura sempre olímpica, de expressão distante, amena, já lhe valeu o apelido, talvez carinhoso, talvez maldoso, de “boneco de Olinda”, por sua face e ombros congelados e braços balouçando ao andar. Balouçando, aqui, foi uma singela homenagem.

Solicitei que me desse a informação antes das eleições uma vez que este tipo de informação era importante para balizar, mais uma vez, deputados picaretas ou não. Com elegância me informou que a relação estará disponível no site da câmara "até três de outubro". Que finesse, quanta sutileza! "Até três de outubro" quando na verdade quer dizer a partir de três de outubro, após as eleições.

Agradeceu-me também pelo interesse na matéria. Que gentleman! Não só eu estou interessado no assunto, mas toda a imprensa e todo o Brasil que pensa está, mas ele gentilmente me agradece como se realmente importasse a minha solicitação.

Pena que Aldo, assim mesmo, Aldo, para parecer fraterno, não seja candidato a presidente no lugar do quadrilheiro.

Seria alguém que, mesmo obededendo aos cânones do corporativismo e da impunidade, com sua elegância, pelo menos nos pouparia de cínicas, futebolísticas e hiperbólicas patriotadas.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Provavelmente quem escreveu esta resposta é, também, um CNE, variação pública dos ASPONEs.
"Eu o CNE-1. Viva!!!!!!"

5:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem sabe até três de outubro eu vote nele.

11:41 AM  

Postar um comentário

<< Home