Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

A maior lula que este mundo já viu!

Pelo tamanho da lula imaginei o tamanho da paella. Camarões de 15 quilos, polvos de 250, mariscos de 12 e simples vôngoles de 3 quilos e meio! A paellera deveria ter a dimensão de uma cratera de metrô paulista e daria para alimentar milhares de famintos!

Esta, no entanto, não consta que vá ser cozinhada. A maior lula do mundo, com dez metros de comprimento e cerca de 450 quilos de peso, foi capturada , inadvertidamente, nas redes de pescadores neozelandeses envolvidos na pesca em profundidade.

Tem olhos do tamanho de pratos de sopa e, se preparada e frita à moda espanhola, daria calamares do diâmetro de pneus de trator.

O molusco pertence a uma espécie (Mesonychoteuthis Hamiltoni) conhecida pelo apropriado nome de "lula colossal". É um predador voraz, capaz de atingir velocidades elevadas na perseguição das suas presas. Recentemente, uma equipa de cientistas japoneses filmou, no Pacífico, uma lula gigante utilizar um sofisticado sistema de iluminação biológica, que se acredita servir para suas capturas.

Acima dos olhos, na parte oposta aos tentáculos, onde imaginamos deveria ser a cabeça da lula, na verdade, é onde se localizam órgãos como o ceco intestinal, testículos, válvula e sifão, bolsa de tinta, brânquia, enfim, o “corpo” da lula.

Abaixo dos olhos, os tentáculos, inclusive o tentáculo reprodutor, e um pouco acima, quase pegado, o órgão olfativo. Ou seja, a verdadeira "cabeça” da lula olha, cheira e procria.

E além do mais tem um radar biológico do qual não escapa nada. Como tantas lulas que andam por aí, esta, com olhos enormes tudo vê, tudo sente e ataca suas presas com voracidade.

Para nossa segurança, no entanto, nem com todo esse aparato de informação foi capaz de evitar sua natureza predadora e enxergar o que lhe causou a morte: uma simples isca e uma simples rede de um simples pescador!