Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, julho 21, 2006

Palpiteiros


Você já reparou como é fácil resolver os problemas dos outros? Não passa dia que eu não ouça palpites sobre como eu deveria tocar minha vida resolvendo minhas agruras desde uma simples unha encravada até as mais profundas mágoas do coração.

Alguns começam rodeando, cercando Lourenço, passam por uma sumária descrição da genialidade de Freud, de suas desavenças com Jung, até chegar ao ponto que interessa: “viver a vida do jeito que você vive, não vale a pena. Há que reagir ao desânimo, visitar os amigos, ir ao cinema e não ficar aí ensimesmado pensando não sei o quê”!

Outros, mais simples, vão direto ao ponto, e tem sempre um bom exemplo a ser seguido e soluções milagrosas: “você devia fazer como o Eufrásio. Vivia meio borocochô receitei um floral de Bach que foi tiro e queda. Animou-se, vive rodeado de amigos, vai a festas, até em rave já foi!”

O mais engraçado é que para resolverem o seu problema eles têm antes que criar o seu problema. Se você diz estar um pouco cansado vem logo o diagnóstico. “Deve ser o fígado, você anda exagerando na cerveja, tem que se alimentar melhor, tá magro como um vara pau! Bata uma vitamina de abacate com berinjela, tomate e laranja. Pode por um pouco de suco de limão também, tem vitamina C.”

Argumento que não deve ser o caso já que acordei as cinco e meia da manhã, andei hora e pouco na praia, nadei num gostoso banho de mar, tomei umas cervejinhas no almoço e agora às 3 da tarde estou meio cansado, pronto para uma sesta. Não adianta. “É isso, exagerado, tem que ir com calma afinal você já não é mais criança, né?”

Sempre pensei que não tivesse nada de errado com esta vida que eu levo : caminhar na praia, banho de mar, uma cervejinha gelada, uma boa música. Ler meu jornal com calma em silêncio, vez por outra um filminho na TV, um bom livro, surfar na internet. Eu gosto disso. Gosto de não ter compromissos, de não ter que ir a algum lugar nem ter que visitar alguém, de ir ver tal filme ou tal peça teatral porque são as da vez. Gosto de ficar só. Estou confortável assim.

De vez em quando tenho lá minha depressãozinha, mas já tomei minhas providências. Vou a uma psiquiatra muito simpática. São sessões memoráveis! Chego para a consulta carregado de problemas e ela, logo ela, acha que eu não tenho problema nenhum. Afinal de contas diariamente a gente é bombardeado por milhares de insights negativos. São guerras, assassinatos, roubalheira geral, calamidades, falta de solidariedade. Mexem mesmo com a gente.

Tá certa ela, neste mundo de hoje, felicidade em tempo integral é um estado de demência e eu seguramente não atingi esse estágio. (“Ainda”, comentam meus palpiteiros de plantão).

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Gordos me dão receita para emagrecer, deprimidos me ensinam fórmulas mágicas para ser feliz, separados me aconselham como levar bem o casamento.
Não preciso destes conselhos inúteis e comprovadamente ineficazes.
Me presenteie com um cartão premiado da mega sena acumulada e tempo para curtir. O resto eu me viro.

12:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente com você e meu
amado sobrinho afilhado.
beijo,
Gina

7:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Blog do reinaldo Azevedo disse...

Os sites dos candidatos já estão na rede.

O que tem a aparência mais high-tech é mesmo o do Babalorixá. Está essencialmente voltado para o “muito” que foi feito até aqui e mostra o quanto “o Brasil mudou”. No link “conheça seu candidato”, um trecho emblemático: “A criança que viu a luz em Caetés, sob o céu azul sem nuvens do sertão de Garanhuns, conseguiu, antes de mais nada, sobreviver.” Até para falar sobre o próprio Cristo, isso seria dito com mais cuidado. O site está neste endereço: www.lulapresidente.org.br.

O do tucano Geraldo Alckmin também lista seus feitos como governador e parece organizado a partir da seguinte premissa: o Brasil pode melhorar. A fisgada fica por conta da enquete: “Você acha que o presidente Lula sabia do mensalão?” A pergunta é boa. As oposições acham o quê? Se achavam que ele sabia, por que não foram em cima dele? O endereço é este: www.geraldo45.org.br.

O site de Madre Tereza está pronto. A campanha de Heloisa Helena (PSOL) está no www.heloisahelena.com.br. De cara, abre-se um pop-up destinado às mulheres. Há quatro meninas e a candidata sorridente, em meio a flores. Na mensagem dirigida às camaradas, uma análise singular sobre a especial aptidão das mulheres para a política: “Você, eu, nós que temos a capacidade de gerar outro ser, temos também o dever de gerar alternativas para que a nossa ação criadora, realmente ajude outras mulheres a conquistarem a liberdade de Ser...” Esse papo de "liberdade de ser" tem tudo a ver com o socialismo... Se a gente tirar a vírgula entre o sujeito e o verbo, não sei se melhora grande coisa.

E há o de Cristovam Buarque (PDT): www.cristovam.com.br, o mais pobrinho deles todos. No link para o Blog do Cristovam, informa-se: “Na banca 40 que é de salada de frutas e sorvetes e que foi fundada em 1927, Cristovam convidou 5 crianças para tomar sorvete com ele: Tôtila, Ketlin, Maurício, Jefferson e outra Ketlin. Cristovam, fã de salada de frutas, aproveita para comer e conversar com as crianças.”

É uma invasão de "Ketlins". Sobreviveremos?

Visite o Blog Reinaldo Azevedo
http://blogdoreinaldoazevedo.blogspot.com/

2:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

3:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

10:53 PM  

Postar um comentário

<< Home