Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, junho 19, 2008

Sua Alteza Imperial!

Dizem que o De Gaulle não disse que o Brasil “n’est pás um pays sérieux”. Pois deveria ter dito. Por todos os motivos o Brasil realmente não é um país sério. As leis não “pegam”, os escândalos não escandalizam, os políticos não fazem nada a não ser se locupletarem e o brasileiro não tá nem aí!

Mas o lado folclórico do brasileiro tem sua graça. Acompanhei, divertido, os preparativos para a recepção do príncipe Naruhito do Japão. Aulas de etiqueta oriental, treinamento de reverência, o que evitar e o que nem pensar!

Não olhar em seus olhos, não cumprimentá-lo, nada de contato físico e o esquimbáu. Logo pensei “isso vai dar merda”.

Não se pode dizer que a culpa foi totalmente dos nativos, afinal Sua Alteza Imperial tem 1,60 m de altura e uns poucos quilos. É uma majestade que convida à gaiatice brasileira.

Logo no primeiro obstáculo Sua Alteza virou Mané. O presidente do senado, Garibaldi Alves ao recepcioná-lo a primeira coisa que fez foi esticar a mãozona e chacoalhar a mãozinha do príncipe. A partir daí virou galhofa.

Ao entrar na Câmara foi recebido aos gritos de “Banzai (salve)!” pelo deputado Luis Carlos Rauly, logo provocado pelo babaca do Cyro Gomes aos gritos de “Diga outra palavra para eu ver se você conhece!” Ao que o tal Rauly não se fez de rogado e gritou “Campai” (viva)! Como um ginasiano excitado Cyro, o babaca, gritou “aposto que a próxima será sushi!”

Nessas alturas o pequeno príncipe já estava em casa. Aperto de mão para todo lado, sorrisos, gargalhadas, reverências zero!

Para completar apresentaram ao príncipe artistas vestidos de gueixa e rostos pintados como no teatro kabuki onde as gueixas são normalmente representadas por homens. Duas “gueixas” eram os irmãos Hibiki, que graça!

Espera-se que os irmãos tenham se contido e não dado um beliscão na bundinha de Sua Alteza ao som de "gotosinho!"