Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, julho 04, 2008

Pioneirismos paulistas!

Morávamos na Alameda Itu, Jardim Paulista em São Paulo. No final de 1976 eu e minha família mudamos para o Portal do Morumbi, empreendimento que revolucionou o mercado imobiliário na época.

Foi o primeiro condomínio residencial “resort” do Brasil. Construído numa área de 16 hectares tem oito torres de apartamentos, clube, quadras esportivas, extensos gramados e um charmoso bosque.

Foi lançado pela Alfredo Mathias Construtora que tempos antes já havia erguido o primeiro Shopping Center do Brasil, o Iguatemi.

Por seu pioneirismo passou por sérias dificuldades financeiras, estava um passo além dos consumidores. Desde 76 os dois empreendimentos só se valorizaram e foram copiados Brasil afora.

Desde essa época foram lançados no entorno do Portal alguns milhares de apartamentos. Formou-se quase num novo bairro, um verdadeiro paliteiro de prédios. Por incrível que possa parecer, nestes 32 anos, eu disse 32 anos, a única coisa que não mudou por lá foram as vias de acesso.

A mesma avenida e ruas que davam acesso ao Portal são o acesso hoje de centenas de prédios residenciais e comerciais. Não é difícil imaginar a dificuldade de ir e vir para o bairro nos horários de pico do trânsito. Para quem não tem horário a cumprir ainda é um belo local para morar.

Este congestionamento perene do trânsito em São Paulo transferiu-se ontem para a Telefônica. Com excesso de tráfego deu pane na internet do Estado. Apagão de internet! Delegacias sem poder registrar ocorrências, órgãos públicos inoperantes, alguns bancos e empresas idem. Um verdadeiro caos cibernético. Mais um pioneirismo de São Paulo!

Para minha sorte o clima está ameno, friozinho na conta do agradável.

Dá-lhe São Paulo!