Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, junho 30, 2009

Custo Brasil em Jabotão

O custo Brasil é um fardo pesado para todos nós cidadãos. Em Jaboatão multiplica-se exponencialmente. Educação péssima, atendimento de saúde pior, saneamento básico inexistente e obras públicas sem nenhum planejamento.




Esta obra aqui em frente apelidada de “para conter o avanço do mar” nada mais é do que uma obra para proteção das propriedades privadas na beira mar de Piedade. Penso, mesmo, que devemos entrar no mérito da questão.

Cabe ao poder público proteger propriedades que avançaram na praia incorporando o público ao privado? Cabe ao poder público proteger terrenos abandonados por seus donos, cheios de mato, restos de demolição, acumulando água das chuvas ambiente ideal de proliferação do aedes aegypti? Penso que não.




Antes das obras da prefeitura os prédios que invadiram a praia deveriam devolvê-la. Os terrenos deveriam ser limpos e murados impedindo a entrada de marginais e evitando se transformarem em banheiro público. Feito o dever de cada um aí sim poderia a prefeitura mobilizar recursos respeitadas as prioridade de educação, saúde e saneamento.

Com relação a esta obra especificamente: para medir uma cota para construção de amuradas utilizaram três máquinas por 4 ou 5 horas cavando um grande piscinão. Muito desperdício de óleo diesel para uma cota. Com a maré cheia lá se foi o piscinão. Tiveram que recavá-la no dia seguinte.




Os gerentes queriam pedras médias para fazer a murada. Os funcionários tiveram que as escolher à mão dentre as despejadas pelos caminhões. Sem contar que todos os caminhões, sem exceção, atolaram durante a tarefa. Foram puxados pelas máquinas.





Para piorar o desempenho derrubaram meio muro de um dos terrenos que deveriam proteger. Parece ao observador que tudo é feito meio nas coxas. Tentativa e erro. Não há método, sistema, planejamento.


Desci para conversar com um dos gerentes. Causou-me boa impressão. Mas continuo com a opinião de que não cabe à prefeitura essa obra de proteção das propriedades privadas. Se inevitável, que tenha sucesso.

2 Comments:

Blogger mikaenzo said...

Existe solução para o problema. Quando ocorre erosão costeira em área já urbanizada é necessário ação para conter a erosão. Caso tenha interesse em conhecer a solução acesse o site da revista científica Gestão Costeira Integrada Volume 8(2),tem um artigo que escrevi sobre uso do Bagwall no Brasil

11:41 PM  
Blogger meusditos said...

Veja em Meusditos "Bagwall e a escada de Seu Manuel. Grato pela dica.

4:21 PM  

Postar um comentário

<< Home