Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, junho 23, 2009

Maldição holandesa!

"Ó gente das alturas, ó gente das profundezas: fantasmas e espectros;
Vós dos cemitérios e dos grandes caminhos, errantes da sombra noturna!
E vós povos furtivos da noite, ó gente dos túmulos, vinde em meu auxílio. Que seja nada a mão que se levanta contra mim!"

Esta é parte de uma maldição. Reproduzi só para vocês terem idéia do tamanho da encrenca.

Cheguei à conclusão que Jaboatão dos Guararapes está sob uma maldição, muito provavelmente dos holandeses lançada logo após a derrota da Batalha dos Guararapes quando foram expulsos do Brasil.

Devem ter amaldiçoado Jaboatão como berço da pátria. “Que se desenvolva a pátria, mas que se quede na escuridão o tal de Guararapes”!

Somente isso explica o caos que por aqui vivemos. Há décadas elegem-se prefeitos, um pior que o outro e quando surge um com cara de mais arrumadinho baixa-lhe a maldição. O novo prefeito, um profissional, começou arrumando ruas, tapando buracos, o de sempre.

Agora resolveu fazer obras para contenção do avanço do mar. Quais? As mesmas que seu antecessor começou e suspendeu: o tal de enrocamento aderente. O nome é novo, mais charmoso, mas o significado é o mesmo: jogar grandes rochas na praia para proteger os muros e piscinas dos prédios beira mar que avançaram e se apossaram de parte das praias.

O pior é que convocaram os interessados para uma reunião onde anunciariam as tais obras. Após as críticas de técnicos presentes, concordaram em dizer que será só um paliativo. Estudos posteriores indicarão uma solução definitiva. Posteriores, sempre posteriores.

Voltando à maldição: “esta é a minha vingança, esta é a minha execração, que ficará guardada no fundo do meu peito por toda a eternidade”.

Temos que fazer um “descarrego” coletivo! Sal grosso, ervas e o escambau!

Safa holandês!