Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, junho 02, 2009

Cussy de Almeida, esse é o cara!

A favela do Coque é uma das comunidades mais pobres e violentas do Recife. Nela foi criada uma ação de inclusão social idealizada pelo desembargador aposentado Nildo Nery, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, e o juiz-corregedor João José Targino. Em julho de 2006 criaram a Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque. Para coordenador musical convidaram o professor maestro Cussy de Almeida.

Cussy de Almeida nasceu em Natal, RGN. Aos seis anos revelou-se um prodígio na arte musical ao apresentar-se tocando violino num recital público acompanhado por sua irmã Hilza de Almeida.

Aos onze anos de idade realizou sua primeira turnê de concertos nas cidades de Mossoró, Natal, Recife e Salvador. Aos quatorze mudou-se para o Recife onde começou a estudar violino com o maestro Vicente Fittipaldi e, apesar da pouca idade, ingressou na Orquestra Sinfônica do Recife, logrando, em 1955, o primeiro prêmio no Concurso para Solistas, promovido pela Prefeitura da Cidade.

Em 1958, por recomendação do compositor Heitor Villa-Lobos, foi cursar, em Paris, o "Conservatoire Supérieur de Musique". Mudou-se para Genebra e ingressou no "Supérieur Conservatoire de Musique", onde conquistou o prêmio "Albert Lulin", destinado ao aluno de melhor talento e capacidade de trabalho, para dois anos após receber o cobiçado Prêmio de “Virtuose” do Conservatório de Genebra.

Por concurso, ingressou na "Orchestre de la Suisse Romande", sob a regência de Ernest Ansermet, onde participou dos festivais de Montreux, Lausanne, Viena e Atenas, vindo a integrar a gravação da obra orquestral de Claude Debussy.

De regresso ao Brasil, dedicou-se ao magistério, lecionando nas Universidades Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba, por dois anos.

Pesquisou e estudou a música Nordestina em suas raízes e manifestações, associando-a ao barroco religioso e à temática folclórica urbana da região sudeste do país, ocasião em que criou a Orquestra Armorial de Câmera. A convite do Itamaraty realizou concertos no México, Nicarágua e Guatemala.

Pois esse currículo vitorioso e invejável foi superado por seu trabalho junto a Orquestra Cidadã dos Meninos do Coque projeto que colocou instrumentos musicais (violão, viola, violoncelo e contrabaixo) nas mãos de 100 jovens carentes de 7 a 14 anos proporcionando cidadania e objetivos de vida.

A orquestra tem o seu próprio espaço, construído pelo Exército, um dos parceiros do projeto. Conta com cinco salas de aula, auditório, recepção e uma luthieria. A coordenação musical foi adaptada por Cussy à realidade local, o método de ensino aplicado é o Suzuki, que desenvolve a atenção global da criança e suas sensibilidades auditivas, visuais e sinestésicas.

Hoje a orquestra é sucesso nacional. Sua qualidade é de emocionar. Semana passada gravou um DVD no Teatro Santa Izabel com participação dos músicos Dominguinhos, Yamandu Costa e Silvério Pessoa.

Não perca!