Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, maio 19, 2009

Porque não?


Vou propor aos políticos uma lei de responsabilidade social. Parece piada já que este deveria ser o objetivo de suas ações, o social. A escola com professores, o posto de saúde com médicos, aparelhos e remédios e, principalmente, esgotamento sanitário para todas as residências, água tratada e luz.

Na cidade do Recife, por exemplo, somente 34% da população têm esgoto. Escolas caindo aos pedaços, aulas suspensas por que as salas de aula com qualquer chuva inundam, hospitais sem as menores condições de atender pacientes.

Seria uma lei simples que até mesmo qualquer vereador ou deputado entenderia com facilidade.

Enquanto 100% da população não contar com esses serviços básicos fica proibido qualquer outro investimento em pontes, praças, monumentos e quejandos. Aumento de verba de custeio nem pensar. Nada de aumentar quadro de funcionários ou aumentar salários e mordomias. Exceção para área de saúde e educação, mesmo assim para funções fins e não de apoio ou consultoria.

Não me parece uma questão difícil de entender. Ou o cidadão é tratado com dignidade ou o governo fica travado, sem poder gastar um tostão.

Começaria na inscrição do candidato a prefeito, por exemplo. O TRE somente aceitaria a candidatura do político que apresentasse um plano de metas para execução de obras de esgotamento sanitário, água encanada e luz. Sem um plano de metas nada feito, não poderia se candidatar. Os candidatos a vereadores do partido do candidato a prefeito e coligados teriam de assinar um compromisso com o plano de metas.

Se durante o mandato o cronograma do plano não estiver sendo cumprido o prefeito é impugnado sem maiores delongas. Fácil assim. Cumpriu o plano apresentado continua, não cumpriu, tchau.

Simples, não?

1 Comments:

Anonymous Eduardo said...

Mas aí o Brasil ia dar certo...

11:08 AM  

Postar um comentário

<< Home