Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, maio 04, 2009

Trezentos e um picaretas!

Lá vem o Lula mais uma vez justificar a picaretagem. Agora é o paladino das passagens aéreas. Não vê crime nenhum em os parlamentares pagarem passagens para cônjuges e, pasmem, para sindicalistas. Justifica dizendo que ele mesmo, quando deputado, pagou algumas para sindicalistas irem à Brasília. Diz que não é crime.

É crime sim, senhor presidente. O vale transporte dos parlamentares é para se locomoverem de seus estados à Brasília a trabalho. Não está previsto que os cônjuges devam acompanhá-los. Aliás, desconheço alguém que leve sua mulher ou marido a tiracolo para o trabalho.

Fez-se de desentendido e esqueceu-se das passagens para o exterior, para amigos e amantes. Quando era deputado disse que no congresso havia um bando de 300 picaretas. Esqueceu-se de se incluir.

Deputado não convoca sindicalista, no máximo, convida para uma cachacinha. Os sindicatos são pessoas jurídicas autônomas e parte substancial de suas receitas vem da contribuição compulsória dos trabalhadores. Se o sindicalista precisa ir a Brasília que o sindicato pague sua passagem, ora porra! Se convocado pela câmara a câmara paga e não o deputado.

Mas o Lula não está bem acostumado com o trato do dinheiro alheio. Li numa matéria do Ricardo Kotscho que desde seu tempo de sindicalista sempre detestou prestar contas. Não é de seu feitio. Que tratem de pagar suas contas e justificar seus gastos. Por isso não é de estranhar as dezenas de milhões de reais que a presidência gasta com cartões corporativos para despesas blindadas por “questão de segurança”.

E chega. O Lula já encheu o saco!