Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, abril 03, 2009

Mistério dos caquis

Começo de março estive em São Paulo. Perto de onde fiquei tem uma bela loja do Pão de Açúcar, em frente ao Portal do Morumbi. Coisa fina. Como gosto de caqui pedi ao meu filho para me comprar uma bandejinha. Vieram uns caquis de quinta categoria.

Sua empregada comprou outros numa loja de hortifruti ali perto. Melhoraram pouca coisa.

Voltando para Piedade comprei uns caquis vendidos nas esquinas. Perfeitos, rígidos, maduros, bem embalados e conservados. Logo pensei que deveriam vir do Vale do São Francisco. Nada, em Pernambuco não se cultivam caquis. São produzidos em regiões de clima subtropical e temperado.

O Estado de São Paulo é o principal produtor brasileiro de caqui, possuindo uma cultura bastante desenvolvida e de relevante importância econômica. Produz 87 mil toneladas, com uma área de 3610 hectares e quase um milhão de pés.

Ontem ao pegar um para comer notei uma pequenina etiqueta redonda colada num deles. Lá estava “TH Frutas selecionadas, Guararema, SP”!

Fui procurar saber onde é esta tal de Guararema. Os principais municípios produtores são Mogi das Cruzes (40%), Ibiúna (7%), Guararema e Morungaba (5% cada). Ficam no Vale do Paraíba.

Como um supermercado do porte e qualidade do Pão de Açúcar não consegue ter caquis de qualidade que são produzidos em São Paulo e vendidos na CEAGESP e os meninos nas ruas de Piedade vendem esses caquis em perfeitíssimas condições em qualquer sinal de trânsito?

Quem souber me responda.