Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, março 26, 2009

O imbecil

Não acredito que os imbecis nasçam prontos. Não. A imbecilidade deve ser resultado de aprendizado de gerações. Aquela história de pai para filho.

O ambiente onde é criado o imbecil é de fundamental importância para sua plena formação. Certamente foi mimado, todos os desejos atendidos.

Gritos, choros e esperneios, pulinhos de raiva tudo aceito pelos imbecis pais para o perfeito aprendizado do rebento imbecil.

Na escola onde tem a primeira oportunidade de expressar publicamente sua imbecilidade, quando castigado é prontamente defendido pelos pais que reclamam com veemência à diretoria. Afinal o pequeno imbecil não é um imbecil qualquer. É um imbecil com pedigree. Seus bisavôs já eram imbecis e formaram uma família de respeito na sociedade, ora pois.

Como crianças na escola não respeitam imbecis logo começam a pegar no seu pé e não aceitar seus chiliques. Para se vingar o imbecil se transforma num pequeno transgressor. Não cumpre normas, horários e agride os colegas. A reação é imediata. O que era tolerado no âmbito familiar não é mais na escola. Não é aceito pelos colegas e toma eventualmente uns bons pés de ouvido.

Com o tempo muda de atitude. Pede aos pais todas as novidades que surgem. Os tênis da moda, as camisetas, os bonés. E todas as quinquilharias como canetas, pulseiras, relógios. Chama assim a atenção para sua parva pessoa. Normalmente é eleito o imbecil do ano pelos colegas.

Mais tarde, amadurecida sua imbecilidade, torna-se recalcado. Não perde oportunidade de se vingar do sucesso alheio. Fecha no trânsito, estaciona na calçada, cospe no chão, joga lixo na rua tudo para mostrar a si mesmo que “quem manda em mim sou eu”.

Não, não estou tentando escrever um tratado sobre imbecis. Estou simplesmente tentando entender meu novo vizinho. Assim que se mudou para cá foi orientado a não fazer obras que causassem desconforto aos vizinhos em determinados horários. Foi a dica que ele esperava. Todo dia nos horários impróprios lá vinha ele com furadeira, marteladas e afins.

Todo edifício moderno tem nos halls de serviço portas contra fogo protegendo os apartamentos e isolando as escadas. Devem ser mantidas fechadas por segurança e para não danificar suas molas que as fecham automaticamente.

Avisado, meu vizinho colocou a família e a empregada em prontidão. Assim que alguém fecha as portas imediatamente vem alguém dos imbecis calçá-las e deixá-las abertas.

Ser imbecil, além do ridículo, dá trabalho.