Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Celpecantropus!

Parece incrível, mas eles ainda existem. Executivos pré-históricos, trogloditas da administração, ignorantes da boa governança, do respeito ao consumidor e do bom marketing escancaram seu despreparo e desprezo por seus clientes. Vários tem acento na direção da Celpe.

Para quem não sabe Celpe é a empresa de energia de Pernambuco. Sua privatização foi motivo de disputa entre os dois maiores caciques da política pernambucana: Arraes e Jarbas Vasconcelos.

No governo Arraes políticos ligados a Jarbas impediram a privatização da Cia. Mas em seu governo a empresa foi privatizada arrematada pelo lance mínimo pela espanhola Iberdrola.

Vamos ao que interessa. Em maio de 2005 a Celpe, por liminar, foi impedida de aplicar o reajuste de tarifa que solicitava. No costumeiro e infindável vai e vem da justiça, em 2 de dezembro de 2008 ganhou a causa para cobrar o resíduo que deixou de receber entre os meses de maio a setembro de 2005, corrigidos pelo IGPM.

Como ainda cabe recurso, que fizeram os celpecantropus? Imediatamente sem anunciar a medida, nem mesmo explicá-la aos consumidores, nem explicando seus cálculos para o valor da cobrança, emitiram na calada da noite, no fim do ano, as contas com o acréscimo do resíduo em parcela única com vencimento para janeiro, juntamente com o consumo do mês.

Na média este acréscimo foi de 50% do valor normalmente pago mensalmente pelo consumidor. No caso de sua maior cliente a Compesa, Companhia Pernambucana de Saneamento, representou um acréscimo de R$ 8 milhões numa conta mensal de R$ 12 milhões.

Tenho a impressão que foi a primeira vez na história da Celpe que ela conseguiu unanimidade por sua atuação. Unanimidade de repúdio. Desde o governo do estado, passando por todas as associações de classe de empresas, pelo trade turístico e, lógico, por todos os consumidores.

A justiça acatou ação do governo mandando sustar o pagamento. Tiveram que engolir, mas não sem o desplante de afirmarem que vão recorrer para cobrar todo o resíduo em uma parcela. Quem quiser que entre em contato com a empresa para parcelar em até 5 vezes com juros.

Não fosse protegida por um monopólio de fato, fornecedora de um serviço indispensável com certeza iria para o cemitério das descartáveis por incompetência.

Só para terminar. A espanhola Iberdrola hoje detém apenas 39% da Celpe. O Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, detém a maioria. É incompetência hispano-tupiniquim que vem dando problemas no Brasil. Vide Costa do Sauípe na Bahia.

Executivos da Celpe aceitem nossa singela e sincera homenagem: