Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, março 27, 2009

Coitado do Galego!

Encontrei a Josenilde aos prantos. Josenilde é mulher do Galego que tem uma barraca na praia aqui em frente. Sensibilizado perguntei o que havia acontecido. A Jose, assim é chamada, desandou a falar.

- “Seu Alfredo, meu Galego endoidou. Se trancou em casa e diz que não sai de jeito nenhum. Tem medo de ser preso. Logo ele tão ajuizado, vive fazendo bico para trazer comida prá casa. Nem sei a tanto tempo que procura emprego e nada. Ainda bem que tem a Bolsa Família pra quebrar um galho. Mas com essa merreca tem mês que a gente passa fome. Nunca na vida passou pela cabeça do Galego sair do sério e roubar alguma coisa. Deus é testemunha!

Se tem uma coisa que já chamei atenção dele é essa mania de pavonear que é descendente dos holandês que invadiu Pernambuco. Já disse que pobre branquelo com olho azul um dia vão achar que é picareta. Não é, seu Alfredo, que o presidente disse que ele é o responsável por essa tal de crise no mundo? Que nois não tem emprego por que ele foi irresponsável? O Lula não mente seu Alfredo. Estamos sem saber o que fazer!”

Tentei acalmar a Josenilde.

-“Jose não é nada disso. O presidente não falou do Galego. Falou de maneira genérica que a crise foi causada pelo pessoal dos países desenvolvidos. Como falar que a culpa é das elites já cansou ele quis inovar, quis ser criativo. No improviso deve ter bolado essa frase de efeito que a crise foi causada por brancos de olhos azuis.

Foi mais uma de suas frases impensadas que além do mais é racista. Pior que foi dita ao lado de seu convidado o primeiro ministro da Inglaterra, berço dos anglo saxões!”

-“Seu Alfredo, o senhor tá com esse rame rame prá me acalmar, mas o homem não mente. Se ele diz que a culpa é dos brancos com olho azul, é por que é. Coitado do Galego!”

-“Não, Jose, ele quis dizer que a culpa é dos dirigentes dos países desenvolvidos. Mas para o presidente falar anglo saxões é difícil, ele não domina bem a língua. Muito menos a dele que é presa. Fique tranqüila, diga ao Galego para sair sossegado de casa. Ele não tem nada a ver com a crise e nem vai ser preso. Só vai demorar um pouquinho mais para arrumar emprego”.

-“Seu Alfredo, o senhor garante?”

-“Garanto, Jose. Fique tranqüila”.

-“Sei não, seu Alfredo. Que tem de viver estufando peito que é holandês? Tá no que deu!”