Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, junho 05, 2009

E assim caminha a humanidade!

Dia de sol, mar verde e calmo. Você vai dar sua caminhada, nadar um pouco nas piscinas dos arrecifes e como ninguém é de ferro, senta-se numa barraca para tomar uma cervejinha. Gostoso, não?

De repente bem em sua frente estaciona um carrinho com fogareiro para fazer espetinhos de churrasco ou queijo. O vento normalmente e na maior parte do tempo é do mar para o continente. Então você, que esperava desfrutar do ar puro e da bela natureza vê-se no meio de uma fumaça de carne assada.

O que me incomoda mais do que esse desconforto é as pessoas comprarem o tal “churrasquinho de gato”. Carne sabe-se lá de que procedência, higiene zero, mas os trogloditas deliciam-se.

Em Boa Viagem a prefeitura do Recife proibiu este tipo de comércio. Revolução! Os churrasqueiros fecharam a Avenida Boa Viagem em protesto causando horas de trânsito parado. Uma associação dos espetinhos entrou na justiça e, como sempre, um juiz qualquer deu uma liminar permitindo o comércio.

Ontem essa liminar foi derrubada. Lá vem de novo os “comerciantes” ameaçando novo protesto. Afinal, dizem eles, esse comércio é o seu sustento. Há anos vivem disso e agora como vão sustentar suas famílias?

A primeira opção que me ocorreu foi que vendessem CDs piratas. Ou talvez maconha, cocaína, crack. Crime por crime que busquem logo o mais lucrativo!

Nós temos mania de defender os crimes com a desculpa de que as pessoas não podem perder seus “empregos”. A vida já é tão difícil e ainda vamos impedir os caras de venderem CDs piratas? Daí a defender a venda de objetos roubados é um pulinho de nada. E dentro da bagunça vamos acabar defendendo os traficantes.

“Tadinho dele, tá passando fome. Ô fulaninho vem aqui, quanto tá a pedra de crack? Dez paus, só? Me dá logo vinte que depois eu repasso”.