Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

terça-feira, abril 06, 2010

Os "limpa mãos"!


Todos devem ter visto o ex presidente Bush Jr. limpar sua mão na camisa do outro ex, Bill Clinton, após cumprimentar um popular no Haiti. Comentávamos, eu e meu filho, a grosseria do gesto que revelava indisfarçada aversão ao populacho.

De imediato nos ocorreu que a Dilma e o Serra tem cara de fazerem parte do clube dos “limpa mãos”. Dos candidatos a presidente a única que se salvou, em nossas considerações, foi a Marina Silva, genuinamente pessoa do povo que demonstra por ele respeito e consideração.

Lembrei-me, também, de pessoas que no aperto de mão empurram o interlocutor afastando-o de si para não dar chance de maiores intimidades. Seu cumprimento ao invés de transmitir cordialidade transmite repulsa. Não são raros esses tipos.

Fiz um pequeno exercício de tipos que devem compor o time dos “limpa mãos”. Os primeiros que ocorrem são os políticos que usam de várias estratégias para evitar um contato pessoal com o povão.

As mais freqüentes são as tais carreatas onde os candidatos se aboletam numa van qualquer e acenam para a cupinchada que encontram pelas ruas a segura distância de um aperto de mão ou pior ainda, Deus nos livre, de um forte abraço.

Mas a unanimidade absoluta, sem chance para ninguém, não podia ser outro: o papa.
É a personificação escarrada de um “limpa mãos”.