Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

domingo, maio 28, 2006

Vizinhos


Antigamente vivia-se em casas, lembra?

Na de meus pais, por exemplo, onde vivi até os 26 anos, tinha jardim, um belo quintal com jabuticabeira, palmeira, dependência de empregados, lavanderia, e até canil. Meu pai, entre outros hobbies era caçador e criava pointers, o famoso perdigueiro, um cão meigo brincalhão e estabanado.

Costumava homenagear parentes dando seus nomes aos cachorros. Eu tive, que me lembre, duas homenagens, o Bartô e o outro Bartô. Eu adorava os Bartôs, principalmente o primeiro. Esperto, inteligente, eu moleque ainda, brincávamos de esconde-esconde. Dava sempre empate por que gostávamos mesmo era da alegria e da festa do encontro!

Mas falava eu de casas. Há tempos moro em apartamento. Gosto, não desgosto. Tem suas vantagens. É prático, mais seguro, escolhendo direito, uma boa paisagem e por aí vai.

Mas tem um complicador seriíssimo: vizinhos!

Onde morava uma família de repente moram 20, 30, 50, 100 dependendo do caso. Com o vizinho da casa ao lado o papo era, normalmente, cordial e qualquer coisa que incomodasse discutia-se num papo de portão. Você sabia quem era a família. Se amigos não fossem, inimigos não eram. Havia respeito e maior privacidade. Se seu vizinho era chegado a arrastar móveis ou batucar na parede à meia noite, ou o filho jogar bolinha de gude na sala, problema dele. Se batesse as portas ao entrar e sair, se o casal se esgoelava aos gritos, raramente isso lhe incomodava. Em apartamento não. Tudo acontece ao seu lado ou em cima de você. A bolinha de gude vira uma máquina de fazer doidos rolando pela sala do vizinho, as portas que batem são em frente à sua!

Em apartamentos que dividem o andar, os papos do vizinho no hall de entrada atrapalham a música que você se esforça para ouvir. Isto quando o indigente não tem a mania de deixar aberta a porta do apartamento. Aí vira feira.

Para morar em condomínio há que se ter cuidado. O som não pode ser de trio elétrico, pregos, martelos e furadeiras têm que ser utilizados com parcimônia e em horários adequados, ou seja, das 10 h da manhã às 10,15 h da mesma manhã nas quartas feiras. E olhe lá!

Você cruza com uma infinidade de pessoas na portaria, na garagem, nas áreas comuns. A maioria você não conhece, não sabe de quem se trata, mas tem uma certeza: são seus vizinhos.

Alguns parecem que mudaram para o seu prédio diretamente de um pombal. Usam as varandas para falar com outros vizinhos como se varandas fossem interfones.

Hoje mesmo meu vizinho de cima, que só conheço por seus hábitos barulhentos, resolveu chamar de sua varanda no 11º andar ninguém menos que o barraqueiro da praia a 50 metros de distância, na praia. Como o barraqueiro não ouvia não teve dúvida mandou ver um assobio de chamar cachorro do além!

Calmamente com toda a educação que o delicado momento exigia, na minha rede tomando uma cervejinha, grunhi a uma altura suficiente para que ele ouvisse: puta que o pariu era só o que faltava! Não precisei assobiar, ele ouviu.

Minutos depois, vejo um balofinho brancoso, banho tomado, ir ao encontro do Ceará, o barraqueiro da praia. Nada como um bom argumento para convencer o vizinho que a melhor e mais eficaz maneira de falar com alguém na praia é ir até a praia. Espero que ele tenha aprendido. Eu aprendi e não me furtarei de novas investidas ao castiço e claro português para defender a dignidade do local.

Outro dia uma babá tomando conta de um garotinho, já suados depois de correrem pela garagem com um carrinho daqueles elétricos feitos para serem atropelados, acompanhou-o num banho de piscina. Vestida. Saia, daquelas compridas, pretas, tipo evangélica, blusa, imagino eu, calcinha e sutiã, e havaianas. Nada contra desde que haja cloro suficiente na água para encarar todas as colônias de bactérias existentes em tão farta cultura!

E o vizinho que acha que pode deixar o carro na sua garagem por um tempinho? Justamente no tempinho que você chega e quer estacionar na sua garagem e, ainda por cima, apertado para fazer xixi.

Minha vizinha de frente outro dia se queixou que parecia não ter vizinho já que não escutava nenhum som vindo de meu apartamento. Veja você! Descobri que meu vizinho ideal sou eu mesmo, pode?

8 Comments:

Blogger Santa said...

Está ótimo!!! O texto "Vizinhos" me chegou como literatura... Nunca passei experiência igual. Meu prédio está mais para uma casa de repouso, no máximo barulho de passarinho na varanda. Bucólico, sim. Mas sem "vizinhos" (rssss)

3:27 PM  
Blogger meusditos said...

Me dá o endereço que eu já estou de mudança!

6:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Alfredo,
Adoro tudo que você escreve.
Sôbre vizinhos, foi a melhor explanação que já li.
Tenho como vizinhos um casal com um
filho de 4 anos e 6 gatos.
Os filhos da puta não dormem à noite, fazendo todo tipo de barulho, soltam os gatos no hall comunitário batem tapetes na janela
e asim por diante.
Já foram multados várias vezes, estão com processo na justiça por não pagarem as multas etc...
Já enviei 2 cartas para a administradora, mas nada resolvem.
Acho que vou soltar a minha querida
caçadora e louca cocker na exata hora em que o filho da puta deixá-los passear no hall pela madrugada.
Adoro você e tenho uma profunda admiração.
Beijo Gina

11:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

Texto primoroso. Cheguei aqui porque li o seu comentario no Blog da Santa e achei fantastico. aqui tambem. Vc escreve muito bem mas... o ap debaixo do seu esta a venda?
http://somagui.blogspot.com

9:21 PM  
Blogger Lúcia said...

Também cheguei através do Blog da Santa. Adorei o texto "Vizinhos". Tento ser uma não-vizinha no meu condomínio, tento ficar transparente o possível para que nem percebam a minha presença. Pensando bem os condomínios afastam mais do que juntam.

10:36 PM  
Anonymous Anônimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

10:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

muito bom, o que acontece é isso mesmo com os vizinhos que são XATOS demais.Ninguem pode fazer nada que acham ruim.

12:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

muito bom, o que acontece é isso mesmo com os vizinhos que são XATOS demais.Ninguem pode fazer nada que acham ruim.

12:05 PM  

Postar um comentário

<< Home