Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sábado, julho 22, 2006

Pequenos Delitos, Brasil

Ceará, agitado, com olhar inquieto de águia, é de Limoeiro do Norte. Em 1986 mudou-se para Guarulhos, SP, em busca de vida melhor. Lá ganhou o apelido e estabeleceu uma pequena bodega. Conheceu uma pernambucana, viúva nova, e juntou-se. Com ela veio um filho com ano e pouco.

Assaltado duas vezes e já com algumas rixas pessoais foi convencido pela mulher a se mudar para Pernambuco. Veio dar em Jardim Piedade em Jaboatão dos Guararapes. Comprou um ponto de barraqueiro na praia de Piedade. Um dos melhores.

Passados alguns meses a vendedora de seu ponto voltou à praia e instalou-se quase ao seu lado. Não reclamou.

Ativo, não conseguia ficar parado esperando freguesia como todos os outros barraqueiros. Construiu uma catraia e quando o movimento da barraca era fraco deixava lá seu filho adotivo, hoje com quinze anos, e se largava para o mar a pescar. Vendia seus peixes ali mesmo na praia, fresquinhos.

Para a mulher montou, de novo, um pequeno negócio em frente à sua casa para vender doces. Tentou a sorte também na feira de Prazeres vendendo carne. Batalhador, enfim.

Passado o verão notei que sua mulher não mais o ajudava na barraca da praia. Perguntei por ela e ele me disse que "a mulher era muito preguiçosa. Imaginasse eu uma mulher com 40 anos, novinha e já aposentada. Não sabia nem como isso era possível. Coisas do Brasil."

Não é na verdade aposentada, mas pensionista. Enviuvou muito cedo e recebe R$ 600,00 por mês de pensão. Por isso não quis casar com ele, para não perder a pensão e como tantos, mesmo engabelando o Estado e todos nós, continuar mamando nas tetas da viúva.

Juntaram-se, tiveram uma linda menina, mas nem pensasse em papel passado!

Pequenos Delitos não é uma cidade ou estado do imaginário brasileiro. Pelo contrário, é uma grande comunidade presente em cada um dos 5561 municípios em todos os estados do país.

6 Comments:

Blogger Lata Mágica Recife said...

Caro amigos
Estaremos ministrando oficinas no Projeto Férias no Bairro com a Secretaria de Turismo de Recife, gostaríamos de convidá-los para participar neste sábado 29/07/06 às 16h da caminhada histórica fotográfica com o tema Recife Afro, local da concentração na Praça do Arsenal da Marinha em frente ao Box de informações turísticas, bairro do Recife. PE – Brasil
Estaremos vendendo camisas.
Abraços dos amigos da Lata:

Willam & Odilene

6:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se perguntar para o Ceará o que ele acha disto, certamente ele irá citar o Exmo Presidente do Brasil : só fiz o que todos fazem.
Estamos numa lama tão grande que não sabemos se o povo comete delitos espelhado nos políticos ou se os políticos, vendo que o povo também leva vantagem sempre que pode, apenas fazem o mesmo.

112 denunciados pelo esquema sanguessuga, outros vários com o mensalão/dinheiro não contabilizado (caixa 2), mas ainda assim mais de 90% dos deputados serão candidatos a algum cargo nesta próxima eleição. Se não dermos a resposta agora, na urna, então estaremos aceitando o roubo.

5:10 PM  
Blogger Santa said...

Oi querido,

Obrigada pela visita. Espero a segunda (rsss)

Pequenos delitos...,Já os graves crimes cometidos contra o ESTADO, nem nem a pequenos deslizes chegam.

3:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Seus "Ditos" são nossos ditos. Parabéns pelo texto.

3:15 PM  
Blogger Al Berto said...

Viva:

Gostei da visita.

Um abraço,

11:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

This is very interesting site... » »

6:21 PM  

Postar um comentário

<< Home