Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, novembro 29, 2007

Um rio para o Éden!

Imagine uma discussão para determinar se dois mais dois são quatro. De vez em quando essa discussão acontece no Brasil. Por um passe de mágica as ciências exatas transformam-se em humanas.

Em 1847 um deputado provincial do Ceará, um tal de Marco Antônio de Macedo, imaginou uma transposição das águas do Rio São Francisco para o Riacho dos Porcos, em seu estado.

Entre 1852 e 1854, por ordem de D. Pedro II, foi realizado um estudo do rio e seus afluentes visando à navegação de seus cursos. Aproveitou-se para idealizar um canal que transportasse águas do S. Francisco para enfrentar a seca do semi-árido nordestino.

De lá até hoje, passando pelo Barão de Capanema, Euclides da Cunha e vários órgãos governamentais, vez por outra a idéia da transposição volta à baila. Hoje, Lula assumiu o projeto, nomeou um baiano, ex-inimigo da idéia, para tocá-lo e começaram as discussões.

O cerne da questão é que o governo sustenta que a transposição levará água para 15 milhões de pessoas assoladas pela seca e seus críticos afirmam que as águas serão utilizadas para irrigação de latifúndios para produção de frutas para exportação e que as populações ribeirinhas, dispersas, não tomarão nem um golinho da água transposta.

O que chama a atenção na argumentação pró e contra o projeto é a quantidade de políticos e técnicos envolvidos na disputa. Imaginei tratar-se de uma obra de engenharia com começo, meio e fim, tecnicamente mensurável em propósitos e resultados. Não é.

Politicamente até consigo entender a refrega pois há estados doadores de água e estados receptores, cada um querendo ter vantagens sobre os outros. Uma lei de Gerson aqüífera. Agora, geólogos e engenheiros com análises totalmente contraditórias fica difícil de entender.

Não bastasse esses personagens buzinando diariamente nossos ouvidos com suas pregações, reaparece um bispo católico, Dom Luiz Flávio de Cappio, que, semana sim, semana não, entra em greve de fome contra a tal transposição.

O papa que me perdoe mas esse bispo é uma fraude.

Ou engana a platéia com sua greve de fome para no momento oportuno, como já aconteceu, arrumar uma desculpa e suspendê-la ou, pior, atenta contra sua própria religião dispondo de sua vida num suicídio público.

Proponho uma corrente de fé para que Dom Cappio tenha sucesso e encontre, suavemente, a margem do lado de lá!

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Brasil, o país dos palpiteiros...

12:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

7:01 AM  

Postar um comentário

<< Home