Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Um ralo chamado Jaboatão.

Olhem bem esta foto. Ela apresenta o caos que sempre foi a administração do município de Jaboatão dos Guararapes, PE, com relação à suas praias: Piedade, Candeias e Barra de Jangada.

À esquerda, aparecem rochas descarregadas por 3 caminhões, a serviço da prefeitura, no meio de uma das ruas que dão acesso à praia.

Mais adiante se vê um caminhão que veio retirar um poste que caiu, graças a Deus, durante a noite quando as barracas e os banhistas já haviam se retirado.

Mais ao fundo se vê o esqueleto de um edifício, vizinho de prédios de luxo e de um badalado hotel da praia de Piedade. Vamos aos detalhes.

Em agosto do ano passado, mês de ventos fortes e marés bastante altas, o mar exagerou na dose de comer a praia e avançar na areia derrubando muros e ameaçando por em risco estruturas de prédios a beira mar.

Não foi um movimento súbito, não. O mar vem há anos avançando sobre a praia e a prefeitura, há anos, combate esse avanço criando diques de rochas e barreiras de proteção dos prédios ameaçados.

Diz-se, também há anos, que a Universidade Federal de Pernambuco tem um estudo detalhado do problema do avanço do mar no litoral pernambucano, suas causas e possíveis soluções. Se tiver, os cidadãos jamais viram dele uma única linha.

E, para quem tem tal estudo, é estranho convidarem oceanógrafos do Rio Grande do Sul para virem estudar o problema, como fizeram há uns dois meses. Nada contra os técnicos gaúchos que realmente são competentes no assunto. Mas se temos um estudo da UFPE por que continuar consultando? Porque não elaborar um plano executivo detalhado e urgente para evitar a continuada e irresponsável ação pontual de bostejadores de plantão?


Voltando às rochas. Forem descarregadas na rua, diziam os operários, “para serviços de proteção do avanço do mar”. Não devem ter encontrado serventia para elas pois continuam ali, há dois ou três meses, intocadas, dificultando o acesso à praia e abrigando ratos, baratas, lixo e cervejeiros em apuros.

Quem sabe pudessem evitar a queda do poste, a uns cinqüenta metros dali, que vem há três ou quatro meses deixando clara sua intenção. Foi aos poucos expondo sua base, despudoradamente, como cadela no cio, aos olhos de quem quisesse ver. Todos vimos, menos a prefeitura e seus fiscais de praia. Sim, temos fiscais de praia cuja principal atuação parece ser a de encher o saco dos barraqueiros por que colocaram seus guarda-sóis abertos sem clientes embaixo. Abertos sem cliente só cinco, falou?

Enquanto isso o poste caía, para gáudio dos pequenos assaltantes do patrimônio público, jogado ao ralo, como os fios, a estrutura de metal e as luminárias que, como sucata reciclável, lhes renderão alguns trocados.


Mais a frente se vê o esqueleto de um prédio que está nessa situação há mais de vinte anos! Prefeitos deixaram que o construíssem até um ponto ideal para o achaque, que valorizasse o suborno para a liberação da obra. Deu errado. Os proprietários se desentenderam e o caso rola na justiça há duas décadas. É um monumento ao desmando, à corrupção e à inépcia da justiça!

Para ser mais fiel a tudo que representa deveria ter a forma de um grande ralo, o ralo do dinheiro público, meu, seu, nosso!

Para completar, tem as barracas que vendem cervejas, refrigerantes, peixes fritos, caranguejos, caldinhos e que tais. Tudo a favor das barracas que nos oferecem o conforto de cadeiras, sombra, bebidas e petiscos.

Mas com tantos comes e bebes enchendo barrigas e bexigas, não seria de bom tom, boas maneiras, civilidade, compostura, higiene, dignidade e obrigação do poder municipal construir e manter banheiros públicos em locais da praia onde autoriza o funcionamento dessas barracas?

Evitaria que as praias de Jaboatão, além de um grande ralo do dinheiro público, sejam também um grande esgoto a céu aberto.

1 Comments:

Blogger mikaenzo said...

No site sindimoveis-al tem um artigo que apresenta uma solução utilizada com sucesso em Alagoas, que resolveria o problema de controle da erosão em Jaboatão dos Guararapes.

8:18 PM  

Postar um comentário

<< Home