Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, setembro 05, 2008

Horário político!

Ontem, excepcionalmente, atrasei meu sono para tentar assistir a propaganda política na TV. Não me dei bem. Lembrou-me o horário político do tempo da ditadura. Igualzinho.

Por que, perguntei-me? Se estamos em plena democracia com todas as liberdades em vigor, porque os candidatos desfilam somente lendo seus próprios nomes e números e, eventualmente, uma frase qualquer tipo educação, saúde e moradia?

Concluí que o formato da propaganda é o único possível já que os candidatos a vereador não tem o que dizer. De certa forma o formato disfarça seu analfabetismo e vacuidade mental e os iguala.

Aparecem todos anchos sorridentes só faltando dar um chauzinho para a mamãe! Os mais articulados conseguem dizer de onde são com a verborragia dos camelôs para não exceder seus preciosos segundos de fama.

Chamou-me a atenção, e isso inclui os prefeituráveis, a péssima direção dos programetes incapazes de esconder a leitura dos teleprompters tornando vesgos todos os candidatos. Falam para frente e olham para os lados. É grotesco, ou divertido, dependendo do seu humor. Tem candidato que lê o próprio nome e número incapaz de decorar texto tão extenso!

Alguns levam alguma vantagem como uma neta do Arraes que é articulada e bela, com a graça de Deus. Sobressai-se somente pelo fato de ter presença, boa voz e traços agradáveis. Não merecia se sujeitar ao formato.

Esqueci de dizer que estou me referindo aos candidatos do Recife já que não existe horário para os candidatos de Jaboatão. Aqui não tem sede de emissora de TV. Além de encherem o nosso saco ainda temos que assistir os candidatos do vizinho.

Ainda bem, aliás. Se no Recife candidatos com campanhas milionárias têm programetes que beiram a indigência, imaginem se os candidatos fossem do glorioso Jaboatão!

Outra coisa que me chamou a atenção foi a qualidade dos marqueteiros. Sinceramente são de quinta categoria, sem nenhuma criatividade, todos com as mesmas propostas de policlínicas, segurança e atenção às pessoas.

O programete do Mendoncinha, que já foi vice-governador e governador do estado, é de uma incompetência avassaladora! A começar pela sua cor de campanha: azul fusca 87. Ele já não tem uma presença lá muito esperta e na cor azul pastel, uma cor fria, fica o próprio animador de velório.

O candidato do ex-governador Jarbas Vasconcelos, o deputado federal Raul Henry apesar de ter sido secretário da educação de Jarbas é um total desconhecido graças a sua marcante figura, sua veemência discursiva de padre belga e seu charme de galã de revistinha infantil.

Para complicar ainda mais, seu marqueteiro teve a brilhante idéia de confundir a cabeça do pobre eleitor com o “Compaz” um projeto tão original e moderno como os Cieps do Brizola no Rio dos anos 80 do século passado.

Para não passar por injusto aqui vão duas palavrinhas sobre o outro candidato, o tal Cadoca, que brigou com seu padrinho Jarbas abandonou o PMDB, filiou-se ao P não sei o quê, saiu em vôo solo e qual galinha vai esborrachar-se com estrondo em 5 de outubro.

De seu currículo guardo dois itens quando secretário de turismo e desenvolvimento do estado: o Recifolia de péssima memória que lhe valeu o apelido de “Festoca” e dois piers, um em Guadalupe, praia do sul do estado e outro no canal de Santa Cruz, ao norte. Ambos jamais usados e em apodrecimento por falta de manutenção.

O prefeito João Paulo do PT, há oito anos no poder, lançou um secretário seu, também João, que por total falta de uma opção mais palatável saiu do zero e alcançou em um mês incríveis 47% das preferências nas pesquisas de opinião.

Tenho cá para mim que leva no primeiro turno, menos por seus méritos, que desconhecemos e mais pela incompetência dos concorrentes somada ao apoio do grande paizão eleitor, o Lula.

Aliás, o prefeito João Paulo já deu duas surras nos caciques pernambucanos vencendo duas eleições: uma contra o então imbatível Roberto Magalhães e outra o mesmo Cadoca, ambos apoiados por Jarbas, Sergio Guerra, Marco Maciel e outros. Sempre por erros grosseiros de marketing.

Os marqueteiros dessa turma têm o mau hábito de só se preocupar com o adversário, tentando desconstruí-lo ao invés de promover seus candidatos. Se com lideranças carismáticas já perderam não é agora com candidatos mais para o café com leite que vão ganhar.

Para piorar a situação da oposição do prefeito João Paulo, o fenômeno Lula veio para ficar. Salvo uma catástrofe, os candidatos do PT e coligados que o presidente apoiar vão nadar de braçada. Não vai ter para ninguém!

De minha parte, hoje vou dormir mais cedo.