Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, agosto 13, 2008

Vote no "chupa que é de uva"!

Recebi hoje um email do Paulo Rubem, deputado federal por Pernambuco e candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Divulgou uma nota nos jornais apontando, com dados objetivos, o abandono da saúde nesse município.

Fiquei matutando sobre o resultado prático que tem no eleitorado esse tipo de ação inteligente e fundamentada, ou os jornais ou os blogs ou as informações da internet.

Acredito que seja próximo de zero. Poucos lêem jornais e menos ainda os que lêem sobre política. Na internet a mesma coisa. Contam-se nos dedos, provavelmente nos dedos do Lula, já com um handicap.

O bom de não ser lido é poder ser politicamente incorreto como fui no parágrafo anterior. O péssimo é ter um eleitorado totalmente desinformado, politicamente incapaz, sujeito às mais variadas formas de compra de seu voto.

Assim não é de estranhar que um Newton Carneiro da vida com administrações para lá de desastrosas, com baldes de desvios de verbas públicas seja eleito por duas vezes prefeito de Jaboatão, cidade com o segundo PIB de Pernambuco.

Não é de estranhar, também, a preferência dos candidatos pela campanha de jingles de péssima qualidade e de gritos por alto-falantes de caminhões de som repetidos diuturnamente por 12 horas seguidas. Não há nenhuma argumentação, nenhum projeto, nada, apenas barulho.

Quanto mais atrasado um povo, mais buzina no trânsito, mais grita nos mercados e feiras, mais pranteia seus mortos com gestos dramáticos e choros convulsivos. Acrescento os caminhões de som, os DJs, as raves, as torcidas organizadas e as músicas de bandas calypso e calcinhas pretas.

E o maior de todos os atrasos, a má educação e o infortúnio de ser um povo analfabeto e inculto!

Hoje eu estou chato. Mais chato.