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Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, julho 30, 2008

Televendas, a vingança!

O Lula sanciona amanhã um decreto que regulamenta a atuação dos serviços de atendimento ao consumidor que é um importante avanço para nós cidadãos.

Quando em vigor, o primeiro contato que o consumidor terá ao ligar para o serviço é com um atendente. As primeiras opções do menu de atendimento devem se referir a reclamações e cancelamentos e por aí vai.

Esta regulamentação evitará aquele abuso de você ficar horas ouvindo comerciais antes de ser atendido. Não poderá ser feita solicitação de dados mais de uma vez e se o atendente não souber resolver o seu caso tem de transferir diretamente para quem possa resolvê-lo.

Espero que esse regulamento seja exemplo para outro que discipline as televendas, proibindo, por exemplo, ligações nos fins de semana para telefones residenciais.

Nada pior do que você estar batendo papo com amigos e ter que atender ao telefone com aquele “Sr. Fulano, aqui é a Creusa do Bradesco, gostaria de lhe apresentar nossos cartões de crédito”. Normalmente, se você está com saco para ser bem educado, você agradece e diz que não tem interesse. Se estiver sem saco desliga na cara da fulana.

Lendo outro dia um artigo se não me engano da Flávia de Gusmão do Jornal do Commercio de PE ela expôs uma idéia muito melhor. Sempre que ligarem para sua casa querendo vender alguma coisa, atenda com educação e diga: “Um momentinho, por favor.” Largue o telefone de lado e deixe-a esperando até se cansar e desligar.

Outro dia tive o privilégio de fazer isso. Numa calma dos anjos ouvi atentamente o intróito da tele vendedora e com a voz mais suave possível pedi um momentinho e sumi!

Foi reconfortante, lavou minha alma das inúmeras vezes que encheram meu saco. E é grátis, o custo da ligação é deles!

Recomendo.