Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sábado, julho 12, 2008

Pequenas paliçadas de Piedade.

As primeiras paliçadas aqui em Pernambuco foram construídas para proteger o Recife de ataques inimigos na primeira metade do século XVII.

“Em termos de sistema fortificado, a paliçada era uma das maneiras mais simples de defesa de uma praça. O obstáculo era feito com paus fincados na vertical diretamente na terra ou em alguma base de alvenaria, dependendo do solo”, explica José Luiz Menezes arquiteto e historiador.

Uma primeira paliçada, luso-brasileira, envolvendo a povoação, já existia em 1630 quando os holandeses chegaram a Pernambuco. Provavelmente foi erguida por Matias de Albuquerque, de acordo com o arquiteto. Após a chegada dos flamengos, foi feita a segunda paliçada, com a ampliação da região sitiada.

Passados 378 anos alguém em Piedade inventou uma "nova tecnologia" para proteger os edifícios do avanço do mar. A grande novidade é que construíram uma paliçada dupla preenchendo o centro com palhas de coco e por trás colocaram sacos de areia.

O curioso é que há 30 ou quarenta anos o mar batia no muro das casas aqui em Piedade. Depois se afastou. Coisas da natureza. Agora está reclamando de volta seu espaço, na verdade invadido pelos prédios.

O pessoal da praia não acredita que com com as marés altas e os fortes ventos de agosto as paliçadas de Piedade resistirão. Como já tentaram de tudo torço para que dê certo. Pelo menos são mais naturais que os enrocamentos que desfiguram nossas praias e lhes dão uma aparência de total decadência.Volto ao assunto.