Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, agosto 07, 2008

Padre Sóstenes é ruptura!


Encontro o Ceará o da barraca da praia onde tomo uma cerveja nos fins de semana. Sempre animado, notei alguma preocupação em seu rosto. Pergunto:

-E aí Ceará, é muita chuva, heim?

- Seu Alfredo tá difícil. Com esse vento e essa chuva nem armo mais a barraca, não tem freguês.

- E a pesca Ceará?

- Não dá peixe também. Com essa ventania não dá nem para por a jangadinha na água. Vou dizer uma coisa, seu Alfredo, se não é a pensão de viúva da mulher não sei como íamos viver.

- Ceará, bons tempos sempre voltam, bola prá frente!

- Sei não. A gente cansa de ouvir esses caminhões gritando nome de candidato, tocando musiquinha, mas ajudar a gente mesmo, nada. Dizem que esse André Campos vai ganhar. Também parente dos “home” tem que ganhar mesmo.

- Como é que é Ceará, parente de que homens?

- Ô, seu Alfredo, o homem não é parente do governador, o outro Campos?

- É nada Ceará, são Campos diferentes como trigo e soja. É tudo grão, mas são diferentes.

- Pensei que era tudo igual. Mas diz que tem até embaixador candidato. Quem diria que em Jaboatão embaixador quisesse governar a prefeitura.

- Ô Ceará, você andou tomando uma lapada das boas é? Que embaixador é esse?

- O senhor não sabe? Tem um candidato que além de padre é embaixador!

- Não sei disso não.

Saí do papo com a pulga atrás da orelha. Que embaixador seria este? Fui pesquisar. Não é que o Ceará tem razão? O tal de Padre Sóstenes, 43 anos, é diplomata de carreira do Itamaraty. Foi cônsul do Brasil na Grécia e embaixador interino no Iraque. Dizem que o cara é o cão chupando manga.

Dizem que é formado em teologia pelo Instituto de Teologia do Recife, em filosofia pela PUC de Minas Gerais e em língua inglesa pela UFPE.

Não bastasse isso exibe em seu currículo uma pós graduação nas áreas de teologia e ecumenismo na Bélgica e em Jerusalém e tem título de mestre em teologia em Princeton nos EUA. De quebra, dizem, ainda estudou diplomacia na Universidade das Nações Unidas em Tóquio.

Para fechar com chave de ouro sua ficha, é vigário colaborador em Prazeres e Barra de Jangada na gloriosa cidade de Jaboatão dos Guararapes, berço da pátria!

Com tamanho currículo, para candidatar-se a prefeito de Jaboatão só sendo doido. E é. Diz que seu projeto de governo não é de mudança, é de ruptura.

Candidatou-se pelo PSOL em coligação com o PSTU, uma coligação digna do apocalipse.