Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

domingo, agosto 03, 2008

Eleições em Jaboatão, cadê os candidatos?

Sou um eleitor que procura estar informado sobre os candidatos a prefeito e vereador no município onde voto, Jaboatão dos Guararapes, PE. Não é uma tarefa fácil.

Tudo que se lê são disputas menores e fofocas políticas. Fulaninho vai apoiar fulano, beltrano fraudou pesquisa, sicrano transgrediu as regras eleitorais e por aí vai. Sobre o currículo dos candidatos, programas de governo, nada ou quase nada.

Os candidatos têm por costume andar pelos bairros cumprimentando eleitores, distribuindo sorrisos e promessas, beijando criancinhas e fazendo pequenos pronunciamentos oportunistas sobre as mazelas dos bairros visitados.

Outra mania são os carros de som. Das oito da manhã às oito da noite tome carro de som em altíssimo volume vendendo os candidatos como se vendessem cuscuz, macaxeira ou biju. Não há saco que agüente e se espremer não sobra nada, nenhuma informação aproveitável.

Considero, mesmo, uma afronta um candidato imaginar que conquistará meu voto tocando musiquinha e gritos em alto falantes pela cidade. Pode, no máximo, eliminá-lo das minhas opções.

Mas num universo com maioria de eleitores e candidatos politicamente analfabetos essa é, talvez, a única forma de comunicar pelo menos seus nomes. Faz parte do jogo.

Por isto, este ano resolvi inovar e me informar diretamente com os candidatos.

Hoje em dia com a internet a comunicação é instantânea e fácil. Enviei aos candidatos email perguntando pontos objetivos de seu programa de administração para meu bairro, Piedade, e praias vizinhas.

Nada de generalidades tipo educação, saúde e habitação, ética, auditoria das contas públicas. Pedi que me indicassem ações pontuais para resolver problemas do bairro e melhorar nossa qualidade de vida.

Resolvi ser um eleitor tão pragmático quanto os políticos. Nada de ideologia, masturbações sociológicas e quejandos. Quero saber o que farão para melhorar minha vida, mantido, claro, um mínimo de decência, compostura e ética.

Mandei a eles o seguinte email no último 24 de julho:

“Prezado candidato

Sou eleitor em Jaboatão dos Guararapes e moro no bairro de Piedade. Gostaria de conhecer pontos de seu projeto de administração da cidade que contemplem ações nos bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada no caso de ser eleito prefeito nas próximas eleições.

Informo que tenho um blog na internet e que poderei divulgar, a meu critério, suas respostas a esta minha simples pergunta que estou enviando a todos os candidatos. De qualquer maneira asseguro que não haverá edição ou contextualização de sua resposta. Poderei, no entanto, comentá-la.”


A primeira tarefa foi identificar os emails dos candidatos: pessoais, dos partidos ou de campanha.



André Campos foi fácil. Seu email está na lista publicada pelo jornalista João Alberto, colunista social aqui da terra que se promove editando um catálogo, como se livro fosse, chamado “Sociedade Pernambucana”, sucesso do provincianismo, mas de boa utilidade.



O do Paulo Rubem Santiago, tentei seu email da Câmara Federal já que é deputado. Nada feito, foi devolvido. Busquei e encontrei um site de sua campanha. No “fale conosco” enviei minha mensagem.



Com Elias Gomes a mesma coisa, enviei mensagem através de seu site.



O do prefeito Nilton Carneiro, candidato à reeleição, foi impossível. Apelei, então, para sua filha Elina Carneiro, deputada estadual, seu braço direito e homem forte de sua administração.

Logo no dia seguinte recebi resposta do André Campos:

“Segue (sic) alguns tópicos conforme você solicitou:
1) Engordamento das Praias 2) Programa de Calçamento 3) Equipe Constante de Tapa Buraco 4) Investimento em Saneamento Básico 5) Melhoria do Sistema Viário
6) Recuperação do Calçadão de Candeias 7) Limpeza das Praias Diariamente”

Esperei toda a semana pelas respostas dos outros candidatos. Nada.

O prefeito até entendo. Está passando por maus bocados com a impugnação de sua candidatura por condenação por improbidade administrativa na sua primeira administração. Nada impede, porém que mantenha uma equipe afinada para atender às demandas de campanha.

O Elias Gomes me surpreendeu. Sua campanha é baseada em sua experiência administrativa como ex-prefeito da cidade do Cabo de S. Agostinho município vizinho à Jaboatão. Para um administrador que se vangloria de sua competência e mantém um site na internet o mínimo que eu esperava era resposta a um email.

O Paulo Rubem Santiago também mantém um site de campanha, mas, pelo jeito, inoperante.



Ficou faltando o Padre Sóstenes do PSOL que não houve meio de conseguir seu email, site ou algo parecido. Consultei até o Novo Testamento da Bíblia onde personagem homônimo aparece como líder da sinagoga de Corinto.

Bem, este foi o primeiro passo para me informar sobre os candidatos. Foi decepcionante, exceção feita ao André Campos.

Não entendo pessoas, organizações e empresas que mantém sites na internet, abrem possibilidade de contato e simplesmente não tomam conhecimento de quem as contatou. Escancara um total despreparo para a eficiência e modernidade que tentam vender.

Em homenagem à sua competência no gerenciamento de seus contatos vou acrescentar que de todos os candidatos o André Campos é o único que sei que mora por aqui, caminha na praia, é da área e conhece nossos problemas.

Certamente este foi um dos motivos que o levou a responder com segurança e presteza ao eleitor.

Este foi o primeiro comentário sôbre as eleições em Jaboatão. Farei outros.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Alfredo,
li agora há pouco a resposta do deputado Paulo Rubem às suas perguntas, no blog dele. Pelo que vi, a resposta foi publicada na última sexta-feira, 25 de Julho de 2008.

Confira:
http://paulorubem.blogspot.com/2008/07/o-blog-responde-cidado-que-nos-envia.html

Obs.: não sou eleitor dele, aliás eu voto em Olinda.

8:48 PM  
Blogger dad said...

concordo com o amigo, e digo mais: existe candidatos que colocam faixa e pintam muros de forma irregulares e abusivas. adianto dizendo ainda que esses insanos por não terem propostas adequadas aos eleitores acham que é esse o único modo de angariar votos. Existem ainda os compradores de votos. Acordem!!! não estamos mais nesse tempo, em vez de três meses pré-eleição, têm que trabalhar e mostrar o por que das conquistas. Não vamos perder mais quatro anos...

8:52 AM  

Postar um comentário

<< Home