Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, agosto 28, 2008

A marca do Dr. Olavo




Em 1970, moleque recém formado em economia, fui trabalhar no Banco Itaú América convocado pelo Francisco Alberto Madia juntamente com o Walter Bueno para lá implantarmos a primeira área de marketing num grande banco brasileiro.

O Itaú era tocado pelo então diretor geral, Olavo Setubal.

Época de ebulição do sistema bancário com fusões e incorporações quando surgiram os grandes bancos de hoje.

O Itaú formado por fusões do Itaú de Minas com o Federal de Crédito e posteriormente com o Banco da América consolidou-se incorporando o Banco Português, o Sul Americano e outros menores que não me lembro mais.

Quando entramos no Itaú a primeira preocupação mercadológica era dar identidade a um banco resultado de tantas marcas. Resolveu-se que o nome do banco seria somente Itaú e pedimos à DPZ Propaganda um estudo de logotipo.

Criada pelo Francesc Petit a marca Itaú foi aprovada após um incidente interessantíssimo que define bem o jeito do Dr. Olavo resolver cartesianamente as coisas, como ele próprio dizia.

A proposta da marca era o logotipo de hoje. O logotipo anterior, que permaneceu após a incorporação do Banco da América, era um triângulo invertido desde o Itaú Federal de Crédito.

O diretor da área, Alex Thiele, achou melhor manter o figurativo antigo junto ao nome Itaú temeroso de contrariar diretores acionistas dos bancos incorporados.
Não tinha nada a ver, mas lá fomos nós apresentar a marca ao Dr. Olavo.

Na reunião, contrariados, apresentamos a marca mista o logo do Federal e o nome Itaú. Dr. Olavo olhou e disse com sua objetividade: ou é Itaú ou não é, assim não dá!

Malandramente, à revelia do Alex, eu havia levado para a reunião as pranchas com as artes finais da marca pura, como é até hoje. Falei: “Dr. Olavo esta é a marca que gostaríamos de aprovar.”

Ele olhou, me encarou e disse: Ah, bom, esta sim! Bateu na mesa e aprovou a marca.

Esta era a marca do Dr. Olavo: decisões firmes, seguras sem titubeios com um carisma e liderança que não davam margem a dúvidas.

Tenho por ele enorme admiração!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Dizem que até na hora de morrer a decisão foi dele. Firme, segura e pautada em argumentos irrefutáveis. " Chega, cansei de tratamentos que não me devolvem a qualidade de vida. Já vivi a minha vida, fiz tudo que eu queria ou precisava".

7:45 PM  

Postar um comentário

<< Home