Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quinta-feira, setembro 25, 2008

Os aloprados e os de sempre.

O termo aloprados foi introduzido no universo político pelo presidente Lula referindo-se aos seus correligionários pegos com milhão de reais para comprar um dossiê fajuto contra próceres do PSDB. Agora eles pousaram no Recife.

Chefete da secretaria da educação da prefeitura e asseclas promoveram abertamente seu candidato João da Costa via computadores da secretaria quase exigindo que os ocupantes de cargos comissionados participassem da campanha. Resultado um juiz do TRE cassou o registro do candidato do PT para deleite dos de sempre.

Os aloprados são fruto direto do aparelhamento do estado. Nomeações de correligionários para cargos comissionados, pessoal sem nenhum preparo e ética para administrar a coisa pública, tratando como privados os órgãos que administram. É a festa do comissariado sem pudores e nem mesmo consciência de seus limites institucionais.

Dá no que deu. Problemas para o candidato. Como em qualquer caso de aloprados sempre dá para o chefão, o beneficiário maior, dizer que de nada sabia, como fez o Lula e como fazem agora o prefeito do Recife e seu candidato. Por isso creio que a decisão será revista pelo pleno do TRE.

Na oposição, os de sempre do DEM, com as mesmas abordagens, os mesmos erros, a mesma incompetência. Optam pela desconstrução da imagem positiva do candidato e seu patrono, o governante atual.

São de uma insensibilidade política e de uma incompetência mercadológica ao insistirem repetidamente nas críticas que não tem o poder de mudar a opinião positiva do eleitor sobre o governo. Quando tentam ser propositivos logo tem uma recaída e voltam ao ataque. É de sua índole autoritária, elitista e “pobrefóbica”.

No curto prazo o efeito pode ser o contrário reforçando a aceitação do candidato como muito bem escreve o professor e sociólogo Alberto Carlos Almeida em recente artigo “Ataques inúteis à boa avaliação” em suplemento do jornal Valor.

Não sou analista político, mas arrisco dizer que, depois desse incidente, o candidato João da Costa vai ganhar no primeiro turno.

Os aloprados voltam aos seus aparelhos e os de sempre, bem, os de sempre vão amargar mais um longo e desesperado período perdidos em sua arrogância!