Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, outubro 01, 2008

Bushit!

Tá bom, já entendi, o mundo quebrou.

Descobre-se que umas entidades não regulamentadas agiram como se bancos de investimento fossem e alavancaram investimentos 30, 40 vezes seu patrimônio.

De repente o fulaninho deixa de pagar sua hipoteca que garantia títulos transformados em outros títulos que se transformaram em outros títulos e que ninguém mais sabia quem comprou quem vendeu e quem garantiu.

A casa veio abaixo. Uma casa puxa a outra, a confiança no mercado vai prás cucuias e acontece o pior, o tal problema sistêmico, o famoso castelo de cartas que desmorona. Até aí tudo bem. Tudo bem um cacete, tudo mal.

Como sou paranóico e costumo ler as pequenas notas acho que o pior está por vir. A economia real vai entrar em depressão.

As siderúrgicas chinesas ensaiam e aplicam calotes nas exportadoras de minério. O Citi, mesmo desmoralizado, rebaixa a expectativa de lucro da Vale. O preço do petróleo cai e a Petrobrás entra em alerta.

A PDVSA que já relutava na parceria com a Petrobrás em Suape, agora que vai mesmo correr da raia, apesar de assinada carta de intenção, ontem. O que não deixa de ser ótimo. Podia também levar junto o grande bufão Chavez ladeira abaixo.

O crédito aperta, os financiamentos de carro recuam, as montadoras revêem sua produção para baixo, os financiamentos da casa própria escasseiam, as construtoras recolhem o pé e por ai vamos. Vamos, não, íamos. Para qualquer lugar que fôssemos acho bom repensar e guardar uns trocados.

O Lula tem razão. Esses gringos, a começar pelo Bushit, são uma merda, mesmo!