Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

segunda-feira, outubro 27, 2008

O colete e a "otoridade"

Gostaria de ter ilustrado o “Meusditos” anterior com uma foto dos próprios fiscais. Um dia não apareceram, noutro esqueci-me de levar a máquina para a praia e ontem, mesmo já tendo colocado a crônica no ar, resolvi fotografá-los para trocar a foto.


De repente lá vêm eles com toda pompa e circunstância. Passaram por mim e eu atrás fotografando. Queria uma foto limpa, no descampado com os personagens de frente.

Quando chegaram ao local que me pareceu adequado, o mais gordinho, bravo, gritou de lá: “qual é o problema?”

Não lhe dei atenção e tirei mais uma foto. Nisso o miudinho do meio veio até mim e perguntou por que eu os estava fotografando. Disse-lhe simplesmente que porque eu queria. Insistiu que “fotografar a gente sem avisar não é bom”. Respondi que era bom sim, e dei o papo por encerrado.


Fiquei imaginando o que passa na cabeça dos fulanos para pedirem satisfação a um cidadão que está fotografando na praia. Cheguei à conclusão que é o colete. Basta vesti-lo com os dizeres “prefeitura e fiscalização” para, automaticamente, imaginarem-se “otoridades”.

Como a maioria, são incapazes de entender sua condição de funcionários públicos que existem para servir o público como define o nome da função. E que sua autoridade é para servir e fiscalizar excessos que acontecem como, por exemplo, lixo nas praias, entulhos, metralhas, carros com som nas alturas e tantas outras barbaridades cometidas diuturnamente por aqui.

A bem da verdade eles não tem preparo e treinamento para nada a não ser desfilar de seguranças de coisa nenhuma. Acabei tendo pena deles e mais um pouco de aversão ao sistema que nos achaca com impostos por todos os lados para pagar um funcionalismo inútil, obeso e dispensável.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

No fim do dia o fiscal chega em casa, abre sua Pitú, dá-lhe uma talagada e fala para a mulher: " Sei não, este emprego é muito estranho... Um dia um moça me pede para ficar carregando lixo para os barraqueiros, no outro um senhor fica tirando foto nossa... Velho Bicha da muléstia...Sei não, acho que vou voltar a ser perueiro". Nova talagada e vai tomar banho inconformado " Velho bicha...."

7:26 PM  
Blogger meusditos said...

Quando cruzar de novo com eles dou uma piscadela!

4:29 PM  

Postar um comentário

<< Home