Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, outubro 08, 2008

Que os miseráveis nos perdoem.

Castel Gandolfo é um município italiano da região do Lácio, província de Roma, com cerca de sete mil habitantes. Estende-se por uma área de 14 km2.

É muito conhecida por ser a localidade onde se situa a residência estival dos papas, um edifício do século XVII, do arquiteto Carlo Maderno, oferecida ao Papa Urbano VIII pela família romana Gandolfo.

Situa-se no alto da colina, às margens do Lago Albano e faz parte dos chamados "Castelos de Roma". Ocupa uma antiga e fértil área vulcânica a qual, desde a antiguidade, permitiu a exploração de uma florescente agricultura, sobretudo de vinhedos. A antiga cratera é ocupada por dois lagos: Nemi e Albano.

Desde o tempo dos romanos, a região foi freqüentada pelos nobres de Roma, devido ao seu clima agradável e mais fresco durante o verão. A tradição foi seguida pelos papas.

Na foto, na sacada frente ao lago Nemi, S.Santidade o papa Bento 16.

Às 17h do último dia 30 de setembro, o Santo Padre finalizou sua estadia nesta residência e se dirigiu a todos os trabalhadores das vilas pontifícias. "Sinto a necessidade de renovar minha gratidão pelo cotidiano e esforçado serviço que oferecem aqui nas Vilas Pontifícias", disse.

"Primeiro agradeço ao Diretor, o doutor Saverio Petrillo, por suas palavras de cortesia e por haver-se feito intérprete, como cada ano, dos sentimentos de todos vós. Passeando pelos lugares das vilas pude apreciar a atenção que põem em seu trabalho. Igualmente sinto a necessidade de agradecer ao pessoal que se dedica com muito esforço na manutenção e cura do Palácio Apostólico", prosseguiu o Papa.

"Dou-me conta, prosseguiu, que minha presença lhes exige com freqüência um pouco mais de esforço, e isto gera não poucos sacrifícios para vós e vossas famílias. Agradeço-vos de coração por vossa generosidade, e peço ao Senhor que vos recompense isso. Que vos assista com sua graça e vos acompanhe com seu amor paterno a vós e aos vossos familiares, e vos peço lhes fazer chegar minha cordial saudação".

Depois de tão emocionado e agradecido falar, partiu para seu palácio no Vaticano a poucos quilômetros dali. Ontem já deitava falação sobre a crise financeira global.

“Vemos agora, no colapso dos grandes bancos, que o dinheiro desaparece, ele não é nada. Quem constrói sua vida sobre as coisas materiais, constrói sua casa sobre a areia. Somente o mundo de Deus é base de toda realidade.”

Descansando em minha rede em minha modesta varanda de Piedade ao som de uma ótima música, beliscando um queijo gruyère e tomando uma cervejinha estupidamente gelada, tive que concordar com o Santo Padre.

Você menino, que cata lixo pelas ruas, tenha fé, Deus há de recompensá-lo! Aleluia!