Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, julho 08, 2009

Gente do sul, gramática e sociolingüística!


Anos atrás recebi uma aula de meu primo Fernando Oliveira. Repreendeu-me por dizer “em Recife” e não “no Recife” como manda a gramática. Dizia ele que todo topônimo originário de um acidente geográfico é antecedido pelo artigo definido.

Citou alguns exemplos como na Bahia e no Rio de Janeiro e por aí vai. Convenceu-me “ma non troppo”. Citou inclusive uma frase de seu pai, meu tio, Waldemar de Oliveira: “Isso de dizer em Recife é ignorância de gente do sul que não sabe muito de tais coisas”.

Desde então, gente do sudeste que sou, tento usar “no Recife” em homenagem a eles.

Agora que já estou me acostumando, a coluna “com todas as letras” do Laércio Lutibergue no Jornal do Commercio de hoje diz com todas as letras que essa regra gramatical é uma lenda, nunca existiu. E insiste não existe!

Tanto faz dizer “em Recife” ou “no Recife” pela lei gramatical. O que existe diz respeito à sociolingüística que envolve história e tradição de um povo. As maiores defesas do artigo não foram feitas por gramáticos, mas pelos intelectuais da cidade como, por exemplo, meu tio Waldemar e o sociólogo Gilberto Freyre.

Como gente do sudeste, e não do sul, me senti redimido.

Mas vou tentar continuar usando “no Recife” em homenagem às tradições e aos altos coqueiros do vasto estendal!