Vigarices miúdas
As grandes vigarices em países sérios dão até 150 anos de cadeia, caso do Mr. Bernard Maddof que deu um tombo de US$ 50 bilhões em espertalhões de alto calibre. Foi o caso também do escândalo das avestruzes no Brasil vigarice exclusiva para explorar espertos miúdos, mas desenvolvido sobre a mesma base: o esquema Ponzi.
Em 26 de dezembro de 1919, Charles Ponzi, um corretor italiano radicado nos Estados Unidos, abriu a companhia The Securities Exchange Company, prometendo taxas de retorno de 50% em 45 dias ou 100% em 90 dias através de cupons-resposta internacionais.Sua idéia mostrou-se inviável logo no início. Assim, Ponzi começou a pagar os retornos dos cupons em vencimento com o dinheiro dos novos investidores. Um dia a casa cai, e caiu. O que deu origem à fraude que atualmente leva seu nome.
Mas e as vigarices miúdas de companhias sólidas e bem avaliadas do pequeno comércio, do dia a dia? A TAM, por exemplo. Como justificar a pequena marotagem que faz com seus clientes?
Explico.
Comprei pela internet uma passagem ida e volta Recife/ São Paulo pelo preço x. Precisei adiar uma das pernas, o retorno, por uma semana. Tive o cuidado de entrar no site e verificar se os preços ainda eram os mesmos. Eram. Liguei para o atendimento da TAM.
A atendente fez as contas e disse que eu teria que pagar uma taxa de remarcação. Tudo bem, ninguém mandou eu não me programar direito. Consultou os preços e disse que eu também teria de pagar a diferença de tarifa da nova data. Disse-lhe que eu já havia consultado pelo site e os preços eram os mesmos.
Explicou-me que como eu estava remarcando somente o retorno o preço era só de um trecho, mais caro do que o mesmo trecho no bilhete de ida e volta. Diante da miúda esperteza perguntei: mas meu bilhete deixou, por acaso, de ser ida e volta?
“É o procedimento. Temos que cancelar o retorno e emitir novo bilhete”. Perguntei: e se eu remarcar tanto a ida como a volta? Disse-me que daí eu pagaria duas taxas de remarcação e os preços seriam mantidos.
Como não gosto de discutir com call center, desisti. O miúdo não valia a encheção de saco. Mas ficou o ranço.
Da próxima vez vou pensar duas vezes antes de optar pela TAM, a miúda.
Em 26 de dezembro de 1919, Charles Ponzi, um corretor italiano radicado nos Estados Unidos, abriu a companhia The Securities Exchange Company, prometendo taxas de retorno de 50% em 45 dias ou 100% em 90 dias através de cupons-resposta internacionais.Sua idéia mostrou-se inviável logo no início. Assim, Ponzi começou a pagar os retornos dos cupons em vencimento com o dinheiro dos novos investidores. Um dia a casa cai, e caiu. O que deu origem à fraude que atualmente leva seu nome.
Mas e as vigarices miúdas de companhias sólidas e bem avaliadas do pequeno comércio, do dia a dia? A TAM, por exemplo. Como justificar a pequena marotagem que faz com seus clientes?
Explico.
Comprei pela internet uma passagem ida e volta Recife/ São Paulo pelo preço x. Precisei adiar uma das pernas, o retorno, por uma semana. Tive o cuidado de entrar no site e verificar se os preços ainda eram os mesmos. Eram. Liguei para o atendimento da TAM.
A atendente fez as contas e disse que eu teria que pagar uma taxa de remarcação. Tudo bem, ninguém mandou eu não me programar direito. Consultou os preços e disse que eu também teria de pagar a diferença de tarifa da nova data. Disse-lhe que eu já havia consultado pelo site e os preços eram os mesmos.
Explicou-me que como eu estava remarcando somente o retorno o preço era só de um trecho, mais caro do que o mesmo trecho no bilhete de ida e volta. Diante da miúda esperteza perguntei: mas meu bilhete deixou, por acaso, de ser ida e volta?
“É o procedimento. Temos que cancelar o retorno e emitir novo bilhete”. Perguntei: e se eu remarcar tanto a ida como a volta? Disse-me que daí eu pagaria duas taxas de remarcação e os preços seriam mantidos.
Como não gosto de discutir com call center, desisti. O miúdo não valia a encheção de saco. Mas ficou o ranço.
Da próxima vez vou pensar duas vezes antes de optar pela TAM, a miúda.
1 Comments:
A mesma coisa aconteceu comigo na GOL. E o pior, atrasaram o voo em 1 hora no dia seguinte.
Paguei para remarcar, paguei a diff de tarifa e me atrasaram 1 hora. É mole?
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