Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sábado, julho 04, 2009

Vigarices miúdas

As grandes vigarices em países sérios dão até 150 anos de cadeia, caso do Mr. Bernard Maddof que deu um tombo de US$ 50 bilhões em espertalhões de alto calibre. Foi o caso também do escândalo das avestruzes no Brasil vigarice exclusiva para explorar espertos miúdos, mas desenvolvido sobre a mesma base: o esquema Ponzi.

Em 26 de dezembro de 1919, Charles Ponzi, um corretor italiano radicado nos Estados Unidos, abriu a companhia The Securities Exchange Company, prometendo taxas de retorno de 50% em 45 dias ou 100% em 90 dias através de cupons-resposta internacionais.Sua idéia mostrou-se inviável logo no início. Assim, Ponzi começou a pagar os retornos dos cupons em vencimento com o dinheiro dos novos investidores. Um dia a casa cai, e caiu. O que deu origem à fraude que atualmente leva seu nome.

Mas e as vigarices miúdas de companhias sólidas e bem avaliadas do pequeno comércio, do dia a dia? A TAM, por exemplo. Como justificar a pequena marotagem que faz com seus clientes?

Explico.

Comprei pela internet uma passagem ida e volta Recife/ São Paulo pelo preço x. Precisei adiar uma das pernas, o retorno, por uma semana. Tive o cuidado de entrar no site e verificar se os preços ainda eram os mesmos. Eram. Liguei para o atendimento da TAM.

A atendente fez as contas e disse que eu teria que pagar uma taxa de remarcação. Tudo bem, ninguém mandou eu não me programar direito. Consultou os preços e disse que eu também teria de pagar a diferença de tarifa da nova data. Disse-lhe que eu já havia consultado pelo site e os preços eram os mesmos.

Explicou-me que como eu estava remarcando somente o retorno o preço era só de um trecho, mais caro do que o mesmo trecho no bilhete de ida e volta. Diante da miúda esperteza perguntei: mas meu bilhete deixou, por acaso, de ser ida e volta?

“É o procedimento. Temos que cancelar o retorno e emitir novo bilhete”. Perguntei: e se eu remarcar tanto a ida como a volta? Disse-me que daí eu pagaria duas taxas de remarcação e os preços seriam mantidos.

Como não gosto de discutir com call center, desisti. O miúdo não valia a encheção de saco. Mas ficou o ranço.

Da próxima vez vou pensar duas vezes antes de optar pela TAM, a miúda.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A mesma coisa aconteceu comigo na GOL. E o pior, atrasaram o voo em 1 hora no dia seguinte.
Paguei para remarcar, paguei a diff de tarifa e me atrasaram 1 hora. É mole?

4:44 PM  

Postar um comentário

<< Home