Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

quarta-feira, abril 14, 2010

Maestro Rieu e Maestro Forró


André Rieu é um maestro, holandês que rege a Johann-Strauss-Orchestra nos melhores templos da música na Europa e pelo mundo afora.



O maestro Forró rege a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, principalmente, em locais públicos do Recife. O que eles têm em comum?

Vamos começar pelas diferenças, que são gritantes.

Rieu é um sofisticado instrumentista, maestro e arranjador que conta com recursos de primeiro mundo para suas apresentações com uma orquestra com músicos refinados e de primeira linha.

Forró um maestro, instrumentista e arranjador que conta com parcos recursos com músicos com a formação possível nessas plagas.

Em comum tem o propósito de quebrar a rigidez formal da regência e das apresentações tornando seus espetáculos escrachados, divertidos, únicos e sem perder a qualidade musical.

Rieu em suas apresentações torna-se um showman que traz ao palco cantores líricos, bailarinos, mágicos todos com esmerada formação e compromisso com a informalidade do maestro. Participam de bom grado e com extrema competência da geléia geral regida pelo esculhambador mor do espetáculo. Seus “shows” são imperdíveis.

Já o Maestro Forró formou sua orquestra com músicos competentes e também comprometidos com seu regente que transforma todo seu corpo em batuta de regência. Veste-se a caráter para não deixar dúvidas sobre sua proposta: bermuda, camisa multicolorida, gravata idem e um par de óculos que registram sua marca.

Sua regência é um extremo exercício de mãos, braços, pernas, caras e bocas. Rege até de ponta cabeça sem perder o ritmo, o compasso e o controle sobre seus músicos. É impagável. Seu repertório é principalmente composto por frevos que mistura com competência com outros ritmos, arriscando até mesmo transformá-los em valsa de Strauss.

Tivesse os recursos certamente trilharia a fama de seu companheiro Rieu.