Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, setembro 17, 2010

Candidatos no NETV


A Globo NE apresentou nesta semana em seu jornal do meio dia, o NETV Primeira Edição, entrevistas com os candidatos ao governo do estado de PE.

Segunda feira, o primeiro foi o ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) e terça-feira o governador Eduardo Campos (PSB) candidato à reeleição. Apesar das entrevistas contarem com apenas oito minutos foram extremamente bem pautadas e simpaticamente exercidas pelos três ancoras do telejornal.

Minha primeira impressão foi a de segurança do Jarbas Vasconcelos talvez por sua vasta e vitoriosa carreira política desde os tempos do MDB autêntico dos tempos da ditadura. Objetivo, claro em suas respostas e propostas, não passava impressão de estar no palanque.

Eduardo já me passou a impressão de estar no palanque com projetos e mais projetos sem realizações com sua marca. Parece estar sempre a reboque dos tempos de seu avô, Miguel Arraes, e agora do Lula que tem dado um senhor incentivo à sua candidatura.

O mais engraçado no Eduardo é que herdou de Jarbas, seu antecessor e opositor, obras já iniciadas ou projetadas. Imediatamente após a posse começou a dizer-se criador das obras.

Para seu azar e sorte, Lula resolveu apoiá-lo e, no seu estilo, apropriou-se das principais obras do estado deixando o governador, mais uma vez, a reboque.

Dia seguinte foi a vez do Sérgio Xavier candidato do Partido Verde. Pareceu-me muito bem intencionado, mas não tem nenhuma experiência política. Por estratégia do partido candidatou-se a governador e não começou pelas bases como vereador ou deputado estadual. Tivesse história seria um forte candidato.

Ontem quinta feira foi o candidato do PSOL que confesso para lembrar o nome tive que recorrer ao Google. É Edison Silva. Nada a comentar.

Hoje, sexta-feira, foi a vez dos restantes: Fernando Rodovalho do PRTB, Roberto Numeriano do PCB e Jair Pedro do PSTU.

Meu único comentário dessa trinca é com relação ao Rodovalho que assumiu de última hora a candidatura e está se aproveitando para fazer campanha antecipada para prefeito de Jaboatão. Conseguiu o recorde de ser uma fraude antes mesmo das eleições municipais em 2012.

Ganharam com as entrevistas o NETV, bem organizado, com entrevistas diretas e bem pautadas e seus telespectadores que tiveram a chance de ouvir propostas sem as baixarias dos debates.

Ilustra e ilumina este texto, a vencedora: Jô Mazzarolo, diretora de jornalismo da Globo Nordeste