Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

domingo, dezembro 09, 2007

Timtim!

Hoje deveríamos estar comemorando. Afinal é o Dia Internacional Contra a Corrupção, estabelecido pela ONU, em 2003. Estamos em 72º lugar.

Infelizmente os primeiros do ranking são os menos corruptos entre 112 países analisados. Ou seja, estamos na metade mais podre.

Surpreende você? Lógico que não.

Nos últimos anos, vivemos uma seqüência interminável de escândalos. Dia após dia, semana após semana, meses a fio e sempre o mesmo do mesmo. Corrupção.

O cidadão brasileiro vale menos a cada dia. E tenho a impressão que merecemos. Valemos o que somos.

Como estranhar a débil reação da sociedade à prisão de uma menor numa cela com um punhado de homens?

Todas as declarações de autoridades, desde a governadora do Pará até o delegado geral de polícia, escancaram uma total falta de consideração e respeito com os cidadãos. Juíza fraudou documentos para se inocentar e corregedora apresentou relatório “aliviando” para os carcereiros da prisão.

Esse escárnio à dignidade humana não nasce de um dia para o outro. É trabalho de anos, séculos, de roubos, mamatas, chantagens, mordomias e a mais escancarada sem vergonhice das elites políticas do país. É o mesmo deslavado escárnio de um Renan Calheiros e de um bando de senadores gargalhando de todos nós no Senado.

A impressão que dá, e infelizmente nossa história confirma, é que desde o desembarque de Pedro Álvares Cabral, as únicas coisas que aperfeiçoamos foram o saque, o roubo e os privilégios.

Outro dia um amigo me perguntou se eu não achava que o Brasil tinha jeito. Fui categórico e afirmei que não, nem na nossa geração, nem na próxima, nem na próxima.

Talvez, se não subornarmos “otoridades”, se não nos embebedarmos na frente das crianças, não brigarmos em família, respeitarmos os outros, não xingarmos no trânsito, se nos indignarmos com as injustiças, com as condições dos presídios talvez, talvez dentro de três gerações o Brasil faça jus ao coração que imagina ter!

A cidadania não se conquista com uma “constituição cidadã” como apelidada a de 1988. Conquista-se com a educação e com a consolidação de valores de cidadãos. Também não é tarefa para o dia seguinte. Requer empenho de gerações.

O dia em que as pessoas não jogarem mais lixo nas ruas, nas praias, nos rios, nos cantinhos, acredito que poderemos ter esperança de dias melhores.

Para terminar este bostejo, que veio mais de dedos nervosos no teclado do que da clareza da razão, proponho comemorarmos o dia de hoje. Contra a Corrupção. Timtim!

7 Comments:

Blogger Santa said...

Querido Alfredo, continuamos na saga... Teu post está lá no blog. Excelente, como sempre.

Um abraço

8:54 AM  
Blogger Lúcia said...

Cheguei aqui através do blog da santa.

A corrupção é a prova incontestável que o Brasil afundou na mais profunda lama, o resto é retórica. Muito bom o artigo!

2:27 PM  
Anonymous Anônimo said...

MANDE SEU E-MAIL AOS SENADORES CONTRA APROVAÇÃO DA CPMF (se tiver problemas no envio divida em 2 grupos de e-mails)

almeida.lima@senador.gov.br, adelmir.santana@senador.gov.br, mercadante@senador.gov.br, alvarodias@senador.gov.br, acmjr@senado.gov.br, antval@senador.gov.br, arthur.virgilio@senador.gov.br, augusto.botelho@senador.gov.br, cesarborges@senador.gov.br, cicero.lucena@senador.gov.br, cristovam@senador.gov.br, delcidio.amaral@senador.gov.br, demostenes.torres@senador.gov.br, edison.lobao@senador.gov.br, eduardo.azeredo@senador.gov.br, eduardo.suplicy@senador.gov.br, efraim.morais@senador.gov.br, eliseuresende@senador.gov.br, ecafeteira@senador.gov.br, expedito.junior@senador.gov.br, fatima.cleide@senadora.gov.br, flavioarns@senador.gov.br, flexaribeiro@senador.gov.br, joaopedro@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br, garibaldi.alves@senador.gov.br, geraldo.mesquita@senador.gov.br, gecamata@senador.gov.br, gilvamborges@senador.gov.br,
heraclito.fortes@senador.gov.br, ideli.salvatti@senadora.gov.br, inacioarruda@senador.gov.br, jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, jayme.campos@senador.gov.br, jefperes@senador.gov.br, joaodurval@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.gov.br, jtenorio@senador.gov.br, j.v.claudino@senador.gov.br, jonaspinheiro@senador.gov.br, jose.agripino@senador.gov.br, jose.maranhao@senador.gov.br, josenery@senador.gov.br, sarney@senador.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br, leomar@senador.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br, magnomalta@senador.gov.br, maosanta@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, marco.maciel@senador.gov.br, marconi.perillo@senador.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br, mario.couto@senador.gov.br, marisa.serrano@senadora.gov.br, mozarildo@senador.gov.br,
neutodeconto@senador.gov.br, osmardias@senador.gov.br, papaleo@senador.gov.br, patricia@senadora.gov.br, paulo.duque@senador.gov.br, paulopaim@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, raimundocolombo@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br, renatoc@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, romeu.tuma@senador.gov.br, rosalba.ciarlini@senadora.gov.br, roseana.sarney@senadora.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br, sergio.zambiasi@senador.gov.br, serys@senadora.gov.br,

siba@senador.gov.br, tasso.jereissati@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br, valterpereira@senador.gov.br, wellington.salgado@senador.gov.br
,marconi.perillo@senador.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br, mario.couto@senador.gov.br, marisa.serrano@senadora.gov.br, mozarildo@senador.gov.br, neutodeconto@senador.gov.br, osmardias@senador.gov.br, papaleo@senador.gov.br, patricia@senadora.gov.br, paulo.duque@senador.gov.br, paulopaim@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, raimundocolombo@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br, renatoc@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, romeu.tuma@senador.gov.br, rosalba.ciarlini@senadora.gov.br, roseana.sarney@senadora.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br, sergio.zambiasi@senador.gov.br, serys@senadora.gov.br, siba@senador.gov.br, tasso.jereissati@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br, valterpereira@senador.gov.br, wellington.salgado@senador.gov.br

Pedro/RS

3:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

E agora? com tantos e-mails hein?
Paciência, quem manda ser bom?
Parabéns.

5:55 PM  
Blogger Betinha said...

Para completar hoje é o Dia dos Direitos Humanos. Outro item da pauta podre do País.

7:59 PM  
Blogger Rebecca said...

Grande artigo!

11:02 AM  
Blogger Clê said...

E pra comemorar os interrogatórios do mensalão (aquele que Lula não sabia) começam por Pernambuco com o emblemático ex-deputado federal Pedro Côrrea , entre os 40 réus da ação penal.

7:21 PM  

Postar um comentário

<< Home