Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

R$ 59.000.000,00 cash!

Certamente você conhece a dona Matilde Ribeiro, pois não? Não? Mas conhece o Altemir Gregolin, com toda certeza. Também não? Pôxa, de que mundo você é? Vamos tentar outro, que tal o Orlando Silva? Ah, agora, esse você conhece! Não, não é o cantor.

O grande e inesquecível cantor já se foi, este Orlando Silva está vivinho da Silva. Não se lembra? Tá bom, vou dar uma dica. São todos ministros do Lula. É, Lula , o presidente, lembra?.

Um é do Ministério da Igualdade Racial (sic), outro da Pesca (sic) e o outro dos Esportes (sic). E agora dá para saber quem está em qual Ministério? Tá difícil? Mas é difícil mesmo.

Se fosse fácil saber quem é quem o Lula e a Dilma não estariam mandando investigá-los por despesas indevidas com cartões de crédito corporativos do governo.

A dona Matilde, ministra da Igualdade Racial foi pega gastando R$ 461,10 em um “free shop”. No ano gastou, com seu cartão R$ 171 mil. Cismaram com os R$ 461,10.

O famoso Gregolin, popular ministro da Pesca, pagou um churrasco em Brasília no estonteante valor de R$ 512,60. Não se preocupe, vai ser devidamente investigado.

E o nosso caro homônimo, Orlando Silva, ministro dos Esportes, na maior cara de pau, além de gastar R$ 485,05 em um restaurante de São Paulo, teve a ousadia de comprar R$ 8,30 em tapiocas numa lanchonete de Brasília. Tudo com seu cartão corporativo, imagine!

Enquanto o presidente e seus capangas lançam essas notas diversionistas, querendo mais uma vez nos fazer de trouxas, a imprensa noticia o montante de gastos com os tais cartões no ano passado: R$ 76 milhões de reais!!

Desses R$ 76 milhões, nada menos que R$ 59 milhões foram sacados em dinheiro vivo na boca do caixa!! Repito, na boca do caixa!

R$ 59 milhões representam aproximadamente R$ 160 mil por dia em dinheiro vivo sacado pelo grupo, gangue, ministros, apaniguados, secretários, ou como se queira chamar os portadores desses cartões corporativos. Até mesmo por zelosos e honestos funcionários.

Só para relembrar. Esses cartões corporativos foram criados no governo do FHC para despesas emergenciais e, principalmente, por deixarem rastro, ou seja, pode-se saber com segurança quem gastou quanto e onde. Dá transparência às despesas do governo.

No momento em que o portador saca o dinheiro no caixa, volta-se à situação de não transparência e notas frias, certo? Pois é.

Quando a farra é geral e impune ela cresce exponencialmente. Em 2004, foram gastos R$ 14,1 milhões, em 2005, 21,7 milhões, 2006, R$ 33 milhões e , finalmente em 2007 a incrível quantia de R$ 75,6 milhões!

Como a imprensa pôs a boca no trombone, o governo viu-se compelido a dar uma resposta a tamanho descalabro.

Com a sutileza de um mamute, lançou aqueles três incógnitos e desimportantes ministros, gastadores de merreca, ao sacrifício, na base do “antes eles do que os nossos”.

Por falar em "nossos", só a Presidência da República tem 42 cartões de crédito.

O predidente do Senado, Garibaldi Alves, condenou o abuso de gastos pelos ministros, mas, convenientemente, descartou a criação de uma CPI agora.

Como de costume, vamos engolir mais essa.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Já eu, pobre mortal, ontem recebi uma ligação da minha operadora de cartão. A simpática atendente, usando e abusando do gerúndio, me informou que eu havia utilizado o cartão em um estabelecimento que estava sendo investigado por fraude e, por isso, meu cartão estava bloqueado preventivamente. Ou seja: eu uso meu próprio cartão em um estabelecimento suspeito de fraude e, pela lógica brasileira, a operadora suspende o meu cartão e mantém o estabelecimento como credenciado!
Pior é que, por motivos de segurança, ainda segundo a simpática atendente, "a gente não vai poder estar informando qual o nome do estabelecimento". Quem sabe quando meu novo cartão chegar eu utilize novamente o serviço do tal estabelecimento e lá se vai o meu cartão de novo.
Pela fraude dos outros eu hoje não consigo sacar dinheiro no caixa eletrônico ou pagar minhas contas com cartão de crédito ou débito.
Se sustarem o meu cheque terei que pleitear um cargo no governo...

9:59 AM  

Postar um comentário

<< Home