Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, março 14, 2008

"Se non è vero, è ben trovato."

Toda vez que vejo o Guido Mantega no jornal, me dá um frio na espinha. Tenho sempre a impressão que ele vai por tudo a perder.

Há anos o FHC conseguiu por a economia do país nos eixos e por um milagre, que só os muito espertos sabem fazer, o Lula nomeou um banqueiro tucano para o BC que, com rédeas curtas e contra a maré petista, manteve a política econômica nos trilhos.

Dizia um dos irmãos Marx, não lembro qual, que se o fulano tem cara de imbecil, fala como imbecil, não se deixe enganar, ele é um imbecil. Essa é a impressão que tenho do Ministro da Fazenda.

Com os mercados mundiais em total rebuliço, com bancos e investidores perdendo bilhões de dólares, baixas contábeis astronômicas, o Mantega dá declarações de que “não vai deixar o país ter déficit comercial” e para tanto está armando algumas medidas pontuais para intervir no mercado. Com a placidez dos mentecaptos.

Intervenções pontuais são como comichão quando começam a coçar é difícil parar. Sempre foi assim, basta lembrar os pacotes e planos econômicos do passado recente.

Quando o Mantega assumiu o ministério, lembro-me que afirmei que não se podia confiar num Ministro da Fazenda que pisca. Reafirmo. Prefiro a empáfia empolada de um Meirelles ou mesmo a cara dura e a língua presa de um Palocci.

Para complicar ainda mais, o Lula resolveu abrir as torneiras da gastança. Parece inebriado com sua popularidade e quer aumentá-la ainda mais e a qualquer custo. Desancando o Judiciário, desprezando o Legislativo, dando esporro em aliados, enfim, saracoteando que nem pinto no lixo.

Dizem que com sua popularidade ele elegeria até um poste para sucedê-lo. Ouvi um não sei quem dizer que não, que ele não elegeria um poste pelo simples motivo de que ele nunca apoiou ninguém, só a ele mesmo.

Vou ser meio paranóico e completamente maquiavélico.

Abrindo as burras, com parcimônia, num ritmo bem calculado, entregará o país a seu sucessor, de preferência da oposição, na beirinha de um colapso econômico. O próximo presidente comeria o pão que o diabo amassou e em 2014, Lula volta triunfante nos braços do povo!

Se não é uma boa teoria pelo menos é uma boa história, a única que me inspira o ítalo brasileiro Mantega.

E o que faz a foto dessa bela mulher aqui? Resolvi publicar o que ministro tem de melhor, sua filha Marina.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

7:29 AM  
Anonymous Anônimo said...

Vendo esta foto eu entendi porque o ministri pisca tanto...

2:27 PM  
Blogger CANTO DE BOCAIÚVA said...

A filha do sinistro, digo, ministro, é muito melhor do que ele, semduvidamente.

11:45 AM  
Anonymous Brás Vitorino said...

Só me resta uivar: Auuuuuuu ! Ma che bella donna.

4:55 PM  

Postar um comentário

<< Home