Minha foto
Nome:
Local: Varanda em Pernambuco

sexta-feira, abril 04, 2008

Idéias!

Perguntado, certa vez, qual seu processo para ter novas idéias, Einstein respondeu que não tinha nenhum processo, mesmo porque, só havia tido uma. Já são duas, uma, a Teoria da Relatividade com seus fabulosos desdobramentos e outra, o humor da resposta.

No nosso cotidiano é raro mas, vez por outra, ainda surgem boas idéias, que realmente valem a pena. Semana passada, de tanto reclamar do meu PC, meu filho me presenteou com seu laptop antigo, já que comprara um novo. O antigo dele dá de dez no meu PC e veio com uma garantia e com um seguro, espetaculares, de atendimento gratuito em casa, tudo pago, serviço e peças.

É assim que a Dell Computadores vende seus produtos. Você pode optar por seguro e garantia por até 3 anos. É o fim daquele inferno de desligar todos os cabos do PC, carregá-lo até o técnico, aguardar orçamento e depois de uma semana ter de ir buscá-lo de volta e religar todos os cabos novamente.

Tive um pequeno problema com o teclado do laptop, a letra Q estava travada. Liguei para o 0800 da Dell, fui exemplarmente bem atendido, no dia seguinte me ligou seu representante em Recife para agendar a visita do técnico que veio e, em dez minutos, trocou o teclado por um novo. Fiquei estupefato e admirado, como matuto olhando o mar.

Perguntei-me porque tudo não é assim? Você quando compra uma engenhoca qualquer, na verdade, você está comprando o serviço que ela presta e não circuitos impressos que não tem por si nenhum valor para o usuário.

A esse respeito li uma crônica do físico Marcelo Gleiser em seu livro “Micro Macro 2” muito interessante. Diz ele que apesar da influência cada vez maior da física e da ciência na vida do cidadão moderno, o nível de conhecimento científico está diminuindo.

Todo mundo adora objetos de consumo como DVDs, celulares, acesso a internet, TVs com alta definição, mas a base científica desses objetos, o fato de serem conseqüência das leis da mecânica quântica, da estrutura atômica da matéria, da teoria da relatividade, fica esquecido frente à euforia da posse! O que é natural, dada a complexidade que a ciência atingiu.

Mas considerar o objeto como uma caixa preta, um mistério intransponível, tem conseqüências sociais mais sérias. Para não cansar, cito a mais óbvia que é o aumento da religiosidade fundamentalista. Como os índios de antanho. Por desconhecerem as causas do trovão, temiam-no como castigo dos deuses.

Mas, voltando à vaca fria. Mesmo neste sentido de desmistificar a máquina, a visita do técnico é boa. Cria-se certa intimidade entre você e a máquina, você passa a não “temê-la” e olhá-la, no máximo, com curiosidade o que é sempre um bom começo para a aprendizagem.

Resumindo. Se você vai comprar um novo desktop ou um laptop, opte por um Dell. Vale a pena. Se quiser um livro de textos inteligentes compre o livro do Gleiser. É da Publifolha.

Para terminar, estamos em época de caquis. Estão deliciosos, não perca!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

4:18 PM  

Postar um comentário

<< Home